O que é Energia Limpa?

Energia Limpa

Energia limpa é aquela que não emite gases poluentes no seu processo de produção e consumo. Os gases poluentes, sendo o principal deles o gás carbônico, CO2, contribuem para problemas climáticos, como o aumento do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

A energia limpa é uma opção às produzidas pelos meios convencionais, e que utilizam combustíveis fósseis (fontes não renováveis e altamente poluidoras).

Fontes de Energia Limpa

Como se produz energia limpa? Conheça algumas das principais fontes:

Energia Eólica

Energia eólica

É gerada por meio de turbinas eólicas que convertem correntes de vento em energia elétrica. Está em grande ascensão no Brasil, alcançando, recentemente, participação expressiva na matriz energética brasileira.

Outros países são mais ousados, como a Dinamarca, que tem a energia eólica como seu principal meio de produção, e a pretensão de ter uma matriz energética 100% baseada em energia limpa até 2035.

Energia Limpa Energia Solar

Energia Solar

Utiliza painéis solares com células voltaicas para captar a energia do sol, transformando-a em energia elétrica ou a utilizando para aquecer água.

Sistemas de geração de energia solar podem ser instalados em residências para produzir energia para o consumo próprio, ou em regiões isoladas que não são alcançadas pelas redes de distribuição. Também pode ser produzida em larga escala, gerando energia limpa para milhares de consumidores.

Energia Limpa Energia Geotérmica

Energia geotérmica

Gerada a partir do calor no interior da Terra, que produz vapor e água quente usados por turbinas para produzir energia elétrica. Esse tipo de energia depende de condições geográficas específicas e pode ser obtida por perfuração em reservatórios subterrâneos profundos ou em geotérmicos próximos da superfície.

Energia Limpa Energia Oceânica

Energias oceânicas

Através dos oceanos, pode-se obter diversas formas de geração de energia limpa, como a das marés, das ondas e a energia térmica oceânica:

  • A energia das marés é obtida aprisionando a água durante a maré alta e utilizando a vazão desta na maré baixa para a geração de energia, em um mecanismo similar ao das usinas hidroelétricas.
  • A energia das ondas utiliza o movimento de vai e vem, movimentando pistões ou turbinas para geração de energia limpa.
  • O fluxo de calor entre águas superficiais e profundas também pode ser utilizado para geração de energia, conhecida como térmica oceânica.

Energia Limpa x Energia Renovável

Os conceitos de energia limpa e renovável podem se misturar e ser confundidos eventualmente. Energia renovável é aquela produzida com recursos naturais que podem ser renovados, mas isso não quer dizer que ela, necessariamente, não é poluente.

Por exemplo, o uso lenha para produção de vapor em caldeiras industriais é uma forma de produção de energia renovável. Basta plantar mais árvores e teremos mais lenha para ser queimada.

A combustão de biomassa irá emitir gases poluentes, mas a quantidade é menor quando comparada aos combustíveis fósseis. Por isso, é mais sustentável utilizar biomassa do que diesel, por exemplo.

O ciclo do carbono é muito mais curto para a biomassa. Quando a lenha é queimada, emite CO2 para a atmosfera. Ao plantar novas árvores, elas irão absorver CO2 para fazer a fotossíntese, equilibrando a quantidade deste gás no ar atmosférico. O gás carbônico é um composto essencial à vida, e não é prejudicial. O grande problema é o excesso de CO2 presente no ar atmosférico, que contribui para problemas como a chuva ácida e o aumento do efeito estufa.

Por isso, o uso de biomassa e, também, de biocombustíveis – como o bioetanol e o biodiesel – embora emita gases poluentes, pode ser considerado fonte de energia limpa, já que a quantidade de gases é menor quando comparada às formas tradicionais, e suas fontes de obtenção são sustentáveis.

Outra forma de energia renovável, que é considerada por alguns como uma energia limpa, é a hidroelétrica. Muito popular no Brasil, ela é produzida a partir do movimento das águas de rios através de desníveis naturais ou artificiais.

Usina Hidroelétrica

As áreas alagadas pelas usinas hidroelétricas produzem quantidades enormes de metano durante décadas após o alagamento, em decorrência do apodrecimento da matéria orgânica inundada. Essa produção é poluente, já que o metano é um gás muito mais agressivo ao efeito estufa que o gás carbônico.

Novamente, é claro que, se compararmos a energia hidroelétrica com a termoelétrica, a primeira tem menos impacto ambiental, mas isso não quer dizer que podemos negligenciar os efeitos que esse tipo de energia tem no meio ambiente.

Conhecer os conceitos e principais fontes de energia limpa e renovável é extremamente importante para que você possa fazer escolhas mais sustentáveis na sua residência ou empresa.

E você, já conhecia o conceito de energia limpa? Que ações poderia tomar para diminuir o uso de energias convencionais e aumentar o de energias limpas? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eBOOK GRATUITO!

 TELHADO VERDE: COMO E POR QUE FAZER?