Pisos para área de lazer: tudo que você precisa saber!

A escolha de pisos para área de lazer deve ser realizada com muita cautela. É neste ambiente que são praticados esportes, que estão instaladas piscinas, e que crianças brincam e correm. Um piso correto é primordial para garantir a segurança de todos e deixar os tutores mais tranquilos.

Conheça as características que os pisos para área de lazer devem ter, os tipos mais usuais, e o que é necessário levar em consideração na hora de escolher o seu:

Características de pisos para área de lazer

Confira as características de pisos para área de lazer que trazem segurança e conforto:

  • Antiderrapante – previne escorregamentos e garante segurança principalmente quando molhado;
  • Permeável – não permite com que a água da chuva empoce, garantindo a acessibilidade e segurança;
  • Proporciona amortecimento – é comum que os pisos de áreas externas ou de ambientes de piscina fiquem úmidos. Por ser muito utilizado em momentos de descontração e brincadeiras, tombos acabam sendo inevitáveis. Para evitar danos, o piso com amortecimento garante que o impacto seja absorvido;
  • Resistente – os pisos para área de lazer podem estar muito expostos ao tempo e ao desgaste do uso, portanto, devem ser resistentes, o que aumenta sua vida útil;
  • De fácil manutenção – quando um piso é danificado, isso pode causar riscos para as pessoas que o utilizam, comprometendo a segurança no local. Uma manutenção rápida é decisiva para que o piso seja reparado quanto antes, evitando transtorno aos usuários. 

O que levar em consideração na escolha do piso

O tipo do revestimento vai determinar muitas das características ideais de pisos para área de lazer. Conheça os modelos mais comuns e as considerações de cada um: 

  1. Grama: a grama é a opção mais comum em quintais e muitas vezes vem acompanhada de outros revestimentos. Ela é excelente para drenar as águas da chuva, amortecer tombos, e é antiderrapante – quando bem cuidada, claro. Para que ela ganhe resistência e diminua a necessidade de manutenção, o uso de Estrutura Permeável Plástica é muito recomendado.
  2. Deck: a construção de um deck oferece todas as características ideais para o piso externo. O feito de madeira, no entanto, não é tão resistente assim. Felizmente, existem hoje em dia modelos de decks mais seguros e duráveis do que a madeira – como o Deck Modular Plástico. Ele não apodrece, não racha, não empena e não solta farpas – ideal para áreas externas. Esta opção também é mais barata que a de madeira.
  3. Piso de Polipropileno e E.V.A Modular: são ideais para áreas de lazer utilizadas para a recreação de crianças: como playgrounds, escolas, e parques. Este revestimento é altamente resistente ao impacto, à umidade e a agentes biológicos. Seu sistema modular torna sua manutenção simplificada e sua estrutura antiderrapante não permite o empoçamento de água.
  4. Lajotas e pedras: além de trazer uma característica mais rústica ao ambiente, são permeáveis – por meio de suas juntas –, antiderrapantes, e possuem fácil manutenção. No entanto, não amortecem os impactos.
  5. Piso Cimentício: esse se trata de um piso confeccionado em concreto de alta performance e considerado muito durável. Além de ter como principal vantagem o preço acessível, possui a superfície áspera e antiderrapante. No entanto, suas desvantagens são a não permeabilidade, a não absorção do impacto, e a dificuldade na manutenção que requer obras.

Além disso, é importante estar atento a outros quesitos no momento de instalação destes pisos: um correto nivelamento (que permite a acessibilidade segura ao local – principalmente para cadeirantes, carrinhos de bebês, e crianças aprendendo a andar); instalações práticas (que não demandam obras para manutenção e reparos); e, acima de tudo, sempre prezar pela qualidade do revestimento escolhido para estas áreas.

Pisos para área de lazer PlastPrime

A empresa brasileira PlastPrime oferece ao consumidor o que há de mais inovador em pisos para área de lazer, unindo as principais características desse tipo de revestimento. Conheça nossos produtos:

PlastFloor: essa Estrutura Permeável Plástica traz resistência aos gramados, o que evita buracos e grandes desgastes, mantendo o jardim seguro para todos. Seu formato alveolar vazado permite uma total infiltração das águas diretamente para para o solo – o que diminui o acúmulo de água.

PlastDeck: esse é um Deck Plástico Modular ecológico – feito de plástico reciclado de caixas longa vida. É permeável e muito resistente ao tráfego, intempéries e umidade – diferentemente dos decks de madeira. Seu sistema modular permite sua fácil instalação e manutenção, tornando-o ideal para as áreas de lazer.

PlastSport: em sua linha para esportes, a PlastPrime oferta o Piso para Playground, uma solução para o revestimento de parquinhos, áreas kids e outros. Ele é projetado com blenda de E.V.A e polipropileno, um plástico altamente resistente ao impacto, umidade e agentes biológicos. Seu encaixe modular simplifica a instalação e manutenção, permitindo que o produto seja removido e reinstalado em outros locais. Além disso, ele é antiderrapante, seguro e confortável para crianças.

Agora você está preparado para escolher o piso ideal para sua área de lazer! Não se esqueça: em primeiro lugar, vem sempre a segurança! Use os comentários para nos contar o que achou dessas dicas. Nos vemos na próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *