Plastprime

O que e quais são as plantas perenes?

Ultimamente, muito se tem ouvido falar sobre plantas perenes, mas você sabe o que isso realmente significa? As plantas perenes estão por toda parte e representam uma variedade importante dentro do ecossistema, portanto, um conhecimento que precisa ser compartilhado. E é por isso que, no post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o tema, as características dessas espécies, exemplos e vantagens das plantas perenes para o seu jardim. Acompanhe.

O que são as plantas perenes?

Perene significa permanente, contínuo, incessante. No caso das plantas, é a designação utilizada para aquelas que apresentam um ciclo de vida longo, ou seja, que duram mais de dois anos. O desenvolvimento das plantas perenes difere da sazonalidade comum e apresenta características específicas. Suas folhas, por exemplo, não caem, e a estrutura da espécie como um todo tende a estar sempre mais bonita. Sim, suas folhas e flores acabam sendo mais alegres e viçosas do que a das demais. Entretanto, como não há essa determinação exata das fases de desenvolvimento, podem demorar a produzir frutos.

O que acontece é que, de acordo com o ambiente que estão expostas, as plantas perenes preferem se desenvolver primeiro estruturalmente para, depois, produzir sementes.

Quais são os tipos de plantas perenes?

plantas perenes

As plantas perenes podem ser divididas em dois grupos distintos: as herbáceas perenes e as lenhosas perenes. No primeiro grupo estão as plantas consideradas mais frágeis – de caules verdes e flexíveis. Elas são mais comuns, representando grande parte das espécies. Enquanto isso, no segundo grupo estão aquelas que possuem estrutura rígida e rigorosa (caráter lenhoso), tais como árvores e alguns arbustos. As desse grupo apresentam ciclo de vida ainda maior, havendo espécies com mais de 100 anos de existência.

Quais são as vantagens dessas plantas?

As plantas perenes apresentam inúmeras vantagens relacionadas ao cultivo e à manutenção. Isso porque elas tendem a ser mais resistentes e apresentar melhores resultados de produção e, mesmo sob condições não tão favoráveis, conseguem manter o seu desenvolvimento. O sucesso se deve, principalmente, à forte estrutura da raiz dessas plantas, que é profunda e resistente – conseguindo, assim, captar melhor os nutrientes do solo e distribui-los. As plantes perenes se destacam, também, pela praticidade e pelo baixo custo, já que a manutenção é reduzida.

Conheça alguns exemplos de plantas perenes

Exemplos de espécies perenes é o que não faltam, já que a variedade de plantas com essa característica é grande. Confira as mais conhecidas em cada um dos segmentos:

Flores

Astromélia, Miosótis, Gailárdia, Margarida Amarela, Lavanda, Hibisco, Campânula, Crisântemo, Cravina, Rosa, Narciso, Violeta, Begônia, Camomila, Amor Perfeito, Nêveda, Heuchera, Santolina, Pentstemon, Coreópsis, Gerânio, Petúnia, Crisântemo, Lírio, Manjerona, Dália, Prímula, Primavera, Aquilégia, Lótus, Jasmin, Alamanda, Camélia, Amarílis, Begônia, Cravo, Broválio, Gardênia, Estefânia, Íris, Címbidio, Jacobínia, Hemerocale, Vedélia, Heuchera, entre outras.

Árvores

Bananeira, Amoreira, Mangabeira, Bambu, Cajueiro, Caramboleira, Azálea, Aroeira, Marinheiro, Pinheiro, Palmeira, Açaizeiro, Oliveira, Figueira, Mamoeira, Jerivá, Araçazeiro, Árvore-da-felicidade, Aceroleira, Buriti, Plátano, Castanha-portuguesa, Fênix, Mangueira, Butiazeiro, Nespereira, Canafístula, Laranjeira, Pitangueira, Limoeiro, Jabuticabeira, Guajuvira, Jaqueira, Caquizeiro, Baru, Tulipeiro, entre outras.

Arbustos

Berinjela, Beterraba, Capim limão, Babosa, Poejo, Acorus, Hosta, Sanquésia, Peperômia, Estragão, Citronela, Xanadu, Furcréia, Manjericão, Oleagono, Asplênio, Fórmio, Curculigo, Vetiver, Tomilho, Prateadinha, Cheflera, Piteira-do-caribe, Arruda, Guaimbê, Banana-d’água, Taro, Maranta-cinza, Avanca, Evônimo, Pingo-de-ouro, Brilhantina, Samambaia, Dianela, Cróton, Agave-dragão, Jiboia, entre outras.

Agora que você já sabe tudo sobre as plantas perenes, bem como alguns bons exemplos dessa variedade, o que acha de incluir exemplares no seu jardim? Além de trazerem mais vida ao seu espaço, essas espécies não exigem tanta manutenção, e são uma aposta inteligente para quem quer beleza e praticidade em seu jardim.

E então, tiramos sua dúvida sobre o que são as plantas perenes? Você pensa em incluí-las em seu jardim? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile