Plastprime

3 soluções para projetos com área descoberta

Projetos para área descoberta, como jardins, quintais, espaços de descanso ou de lazer contemplam a inserção de elementos paisagísticos em harmonia com a natureza. 

Nesse tipo de projeto, arquitetos e decoradores buscam trazer aspectos funcionais às áreas sem, no entanto, interferir demais no ambiente, deixando que a natureza predomine com a sua beleza.

A busca por este equilíbrio entre trazer elementos funcionais que garantam conforto e praticidade sem intervir demasiadamente no ambiente natural é um ponto desafiador em projetos com área descoberta. Pensando nisso, listamos 3 soluções para este tipo de projeto. Confira:

Desafios em projetos com área descoberta

Um dos principais desafios ao construir um projeto em área descoberta é como enfrentar os efeitos dos fenômenos da natureza, como chuvas, ventanias e sol intenso.

No caso de chuvas, por exemplo, é preciso escolher materiais resistentes à água e que não percam suas características funcionais ao longo do tempo. Em uma área descoberta, como um gramado ou um jardim, a chuva frequentemente traz o inconveniente da formação de poças, lama e até mesmo abertura de buracos.

E é aqui que entra um dos paradigmas de projetos de área descoberta: como trazer funcionalidade sem interferir demais na natureza? Esse tipo de problema poderia ser resolvido com a construção de calçadas ou cimentação – impermeabilizando a área. Porém, nesse caso, se perderia um dos pontos mais relevantes de uma área descoberta: o contato com a natureza e o frescor de sentar próximo a uma área verde.  

Outro ponto importante que não pode ser negligenciado – sendo previsto, inclusive, em lei – é a acessibilidade, especialmente importante ao conceber projetos de área externa para espaços públicos. 

A construção de rampas, calçadas táteis, corrimãos e outros instrumentos de acessibilidade também são pontos difíceis de idealizar sem interferir exageradamente no espaço natural.

Soluções para espaços externos

1 – Estrutura Permeável PlastPrime

A PlastPrime fabrica soluções de pisos e engenharia que aliam sustentabilidade e funcionalidade para áreas externas, ajudando arquitetos, engenheiros e decoradores a conceberem projetos descobertos sem pecar no quesito funcionalidade, como é o caso do Apiário do Parque Barigui, em Curitiba.

O PlastFloor – Estrutura Permeável da PlastPrime – é uma cobertura alveolar de grande área vazada, usada em áreas externas para evitar a compactação do solo sem interferir no paisagismo. Isso porque ele pode ser usado juntamente com a cobertura prevista no projeto: grama, granilha, areia ou até mesmo saibro.

Ao evitar a compactação do solo, o PlastFloor é o aliado principal na manutenção da permeabilidade dessas áreas, o que impede a formação de poças, buracos e lama. Além disso, ao permitir que a água da chuva escoe normalmente pelo solo – seguindo seu ciclo natural – contribui-se, também, para a preservação de lençóis freáticos e da água potável. 

2 – Paver Plástico Permeável

O Paver Plástico da PlastPrime é uma alternativa ao paver comum de concreto. Muito mais leve e com uma área permeável maior do que a opção tradicional, ele pode ser usado em área descoberta para pavimentar calçadas, academias ao ar livre e passeios.

3 – Deck Plástico Modular

A manutenção de projetos com área descoberta é uma questão bastante delicada. Ao escolher materiais, é preciso estar atento à manutenção que eles irão exigir ao longo de sua vida útil. 

Para construir decks em jardins, piscinas e outros projetos com área descoberta, a escolha de decks tradicionais em madeira pode ser substituída por uma opção com menor custo de manutenção: o deck plástico modular.

Fabricado com matéria-prima reciclada, o produto também é de fácil instalação e não perde em nada no quesito beleza quando comparado à opção tradicional de madeira.

Escolha de materiais para área descoberta

É preciso estar atento e criterioso ao escolher materiais para área descoberta, devido às especificidades desse tipo de projeto. O mercado conta com diversas opções de materiais funcionais e inteligentes próprios para esse tipo de empreendimento, basta escolher aquele que leva mais praticidade para o seu projeto. 

E então, gostou das nossas dicas de soluções para projetos com área descoberta? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile