Quais árvores para ter no jardim são as mais indicadas?

Árvores em jardim

As árvores embelezam, trazem alegria e boas energias ao seu ambiente, por isso, não devem ficar de fora do seu projeto de paisagismo. Mas se você está montando o seu jardim e ainda não sabe quais espécies escolher, aproveite as dicas de nosso post de hoje.

Já podemos adiantar que as árvores mais indicadas são aquelas de pequeno porte, já que são mais fáceis de ser cuidadas e não atingem grandes tamanhos. Fique de olho e confira 6 tipos de árvores para ter no jardim que você pode plantar sem medo.

1. Ipê-de-jardim

Esta é uma árvore bonita e charmosa, com perfume sem igual. O ipê chama atenção pelas suas ramificações e lindas flores amarelas, que ficam mais evidentes nos meses mais quentes – entre janeiro e maio.

Sua altura pode chegar a até 6 metros, mas é uma espécie que aceita muito bem a poda – então, não fique com receio se quiser mantê-la em tamanho menor.

Não esqueça que o ipê-de-jardim gosta de muito sol, por isso, plante-o em um local de incidência direta. Os demais cuidados são simples, basta um solo fértil e regas em períodos de maior seca.

Ipê de Jardim

2. Noivinha

Também conhecida como mês de maio, neve da montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança e chuva-de-prata, esta é uma das belas árvores para ter no jardim e que merecem a sua atenção.

Seu porte é realmente pequeno, atingindo no máximo 3 metros de altura. A Noivinha possui ciclo de vida perene, portanto, as folhas e flores ficam evidentes o ano inteiro. O que chama atenção é que, no mês de maio, as folhas verdes ficam brancas, trazendo ainda mais beleza à espécie. Não se preocupe, essa árvore é de manutenção muito tranquila!

Noivinha

3. Escova-de-garrafa

Esta é uma espécie bastante popular, utilizada principalmente para decoração de jardins – em virtude de sua bela floração.

O nome, inclusive, deriva dessas belas flores, que têm formato cilíndrico com numerosos estames, assemelhando-se a escovas. As folhas, por sua vez, são pequenas, verdes e aromáticas. Essa árvore pode atingir até 7 metros, e é muito resistente à seca, por isso, é de fácil cultivo.

Escova de garrafa

4. Acácias mimosas também são árvores para ter no jardim

A Acácia mimosa é mais comum em regiões mais frias, já que se desenvolve melhor em baixas temperaturas. Ainda assim, é uma ótima opção entre as árvores para ter no jardim.

Para seu bom desenvolvimento, basta que o plantio seja feito em um solo preparado com compostos orgânicos e que ela esteja sob iluminação. Essa árvore pode chegar a até 6 metros de altura. É uma bela opção, pode apostar!

Acácia

5. Quaresmeira

Trata-se de uma formosa árvore de flores cor violeta, muito utilizada para ornamentação e projetos de paisagismo.

A Quaresmeira é de fácil plantio e manutenção, por isso, é encontrada em diversas regiões do país.

Desde que o solo esteja fértil, o bom desenvolvimento dessa espécie é garantido. Uma de suas principais vantagens é a característica de suas folhas serem perenes, ou seja, não caem. O nome “quaresmeira” deriva do fato dessa espécie florescer proximidade na época da quaresma – entre março e abril.

Quaresmeira

6. Magnólia

As magnólias são encantadoras árvores para ter no jardim por sua beleza e perfume, por isso, são muito usadas para arborização.

São de pequeno porte, mas podem alcançar até 10 metros de altura. A copa da magnólia tem formato arredondado e as flores fechadas a forma de uma tulipa de cores rosa, violeta e branca. Essa espécie perde as folhas durante o outono e é no final do inverno que surgem as flores.

Magnólia
Com essas ideias de árvores para ter no jardim, o seu, com certeza, ficará um charme! Combine as espécies que mais lhe agradam com outras opções para embelezar o seu jardim e garanta um paisagismo adequado ao seu espaço e à sua personalidade.

Então, gostou de nossas dicas de árvores para ter no jardim? Já decidiu quais ornamentarão a sua casa? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SABER COMO TER UMA HORTA CASEIRA DE SUCESSO?

Baixe agora nosso material gratuito com dicas valiosas!