Ícone do site Plastprime

Quais os benefícios de um telhado verde?

O impacto ambiental está relacionado diretamente aos efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente. Com a inovação tecnológica, o mercado construtivo tem apostado em novas possibilidades e processos e, ciente de seu alto impacto ambiental, vem buscando alternativas cada vez mais sustentáveis para seus projetos. Dentre as alternativas que estão sendo empregadas, o telhado verde é uma solução eficiente adotada em muitas partes do mundo, apesar de que, no Brasil, esse sistema construtivo ainda é tímido.

Telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal feita com grama ou plantas, e pode ser instalado em lajes ou sobre telhados convencionais. O telhado verde é o detalhe construtivo mais comentado no mundo da sustentabilidade, juntamente com as placas fotovoltaicas para energia solar. Suas vantagens são amplamente discutidas, como ajudar a evitar as ilhas de calor, as emissões de gases do efeito estufa e conter alagamentos.

Para implantação do sistema, a obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura da construção, além de manutenção frequente para garantir que não surjam problemas, como os de umidade. Desta forma, é importante seguir alguns critérios e normas essenciais, como a ANSI Fire Design Standard, que delimita áreas máximas para evitar a propagação do fogo em grandes centros urbanos, e a ANSI Wind Design Standard, que sugere usos de espécies e a não utilização para áreas sujeitas a ventos extremos.

Pontos fortes do telhado verde

A construção do telhado verde envolve muito mais que somente vantagens ao meio ambiente, trazendo, também, uma série de benefícios, tais como:

Pontos de atenção sobre o projeto de telhado verde

Considerando que os telhados verdes constituem uma construção com nível de complexidade superior às coberturas convencionais, alguns detalhes devem ser observados para evitar problemas.

Aspectos financeiros

Mesmo com pequenas desvantagens, a relação custo/benefício destas construções compensa muito. Entende-se que o telhado verde possui uma variação de preço entre R$100,00 a 150,00/m², dependendo do tipo e região, e é certamente um custo de implantação inicial maior (geralmente o dobro) do que telhados convencionais ou lajes impermeabilizadas. Porém, a vantagem surge se considerarmos o ciclo de vida completo da estratégia, pois sua duração tem, em média, o dobro tempo da opção convencional.

Dificilmente uma solução comum irá durar mais de 20 anos sem manutenção, já o telhado verde, apesar de exigir cuidados específicos e periódicos, dura, além de proteger a laje concentrando e suportando as diferenças de temperatura e insolação.

E então, você já projetou um telhado verde? Ficou com alguma dúvida sobre como é feita sua construção? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile