Quais são as normas ABNT para playground?

Parquinhos e playgrounds são um grande atrativo em escolas, clubes e condomínios, provendo diversão às crianças e tranquilidade aos seus pais, que sabem que seus filhos estão brincando em um local protegido. Cabe aos responsáveis por administrar esses locais o dever de criar espaços seguros e agradáveis, e que cumpram com as normas ABNT para playground.

A NBR 16.071 foi criada em 2012, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ). A ABNT para playground tem como objetivo estabelecer diretrizes que garantam a segurança dos brinquedos e do local de instalação. A norma também traz questões sobre a inspeção, manutenção e utilização do playground.

Para que você possa garantir a segurança e cumprimento com a norma no parquinho da sua escola, clube ou condomínio, apresentamos os principais pontos da ABNT para playground. Acompanhe!

Brinquedos e materiais

A ABNT para playground prevê que todos os materiais utilizados em brinquedos, pisos e outros seja atóxico, prezando pela segurança das crianças. Uma série de substâncias são proibidas pela norma, a maioria delas usada em tintas e tratamentos de superfície. Além disso, os brinquedos devem ter um bom acabamento, ser de material liso sem lascas, farpas ou rebarbas que possam machucar.

Os parafusos e as roscas salientes nos brinquedos devem ter acabamento de proteção e não podem ter cantos afiados ou agudos. Para garantir a segurança das crianças, os brinquedos não podem ter saliência em posição que ofereça risco.

Outro ponto importante apresentado na ABNT para playground é que os brinquedos devem ficar separados por, no mínimo, 1,3 m de distância, evitando choques durante a brincadeira e garantindo a segurança das crianças.

Revestimento para o piso

Os critérios para piso em parquinhos são bastante detalhados na ABNT para playground. O playground deve ser estruturado sobre caixas de areia com, no mínimo, 30 cm de profundidade, grama sintética sobre borracha amortecedora ou pisos de borracha, cuja espessura pode variar de acordo com a altura dos brinquedos:

  • Em caso de brinquedos com até 80 cm de altura, o revestimento de borracha deve ter pelo menos 11 mm de espessura;
  • Se os brinquedos tiverem até 1,5 m de altura, o piso deve ter 20 mm de espessura ou mais;
  • Brinquedos com até 2 m de altura devem estar sob revestimento de 50 mm de espessura;

Assim como no caso dos brinquedos, o piso também não pode conter pontas afiadas nem criar pontos de aprisionamento, e deve ter propriedades de atenuação de impacto significativa.

A PlastPrime possui, em sua linha de Pisos e Engenharia, a solução ideal para revestir parquinhos e cumprir com a ABNT para playground. O Revestimento Modular Plástico é um produto versátil, resistente e de fácil montagem, fabricado em diferentes cores que podem ser combinadas para criar um ambiente colorido e alegre para as crianças.

Vistoria e Manutenção

A ABNT para playground prevê que sejam feitas vistorias diárias no parquinho para detectar pequenos danos e deteriorações que possam colocar a segurança dos pequenos frequentadores do espaço em risco. Essa vistoria pode ser de responsabilidade do zelador ou até mesmo de uma das mães.

A cada seis meses, uma vistoria técnica deve ser realizada para avaliar a estrutura do playground e todos os seus pontos. Por fim, uma vez por ano deve ser realizada, também, uma vistoria com responsabilidade técnica, onde todos os requisitos de segurança da ABNT para playground devem ser verificados.

A importância de cumprir com a ABNT para playground

A NBR 16071 visa a segurança e a prevenção de acidentes em parquinhos infantis. Cumprir com a norma não é apenas um ato de precaução, mas, sim, uma obrigação legal.

Isso porque em caso de descumprimento, a legislação prevê processo civil e criminal aos responsáveis, que podem ser o condomínio e o síndico, administrador da escola ou proprietários e gestores de espaços que contenham playground, seja ele interno ou externo.

E então? Você cumpre todos os pontos que destacamos sobre a ABNT para playground? Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários, será um prazer ajudá-lo. Até a próxima!

2 thoughts on “Quais são as normas ABNT para playground?

  1. Pingback: Espaço Kids: a importância dessa área em restaurantes! - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *