Plastprime

Segurança em vestiários de academia: como manter?

Segurança em vestiários de academia: o Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo em número de estabelecimentos. São mais de 33 mil unidades e 8 milhões de alunos, movimentando 2,4 bilhões de dólares de acordo com a IHRSA –  International Health, Racquet & Sportsclub Association.

A ascensão desse mercado reflete a preocupação das pessoas com o bem-estar e qualidade de vida, e também traz um desafio aos proprietários desses estabelecimentos, que atendem a um público cada vez mais exigente com infraestrutura e qualidade de profissionais. Tal infraestrutura não se limita, apenas, aos equipamentos esportivos, mas também à limpeza, higiene e segurança para a saúde nos ambientes da academia.

Segurança em vestiários de academia

Riscos à saúde em academias

Vestiários de academias podem oferecer altos riscos de contaminação, pois centenas de pessoas frequentam esse ambiente diariamente. São toalhas molhadas em contato com paredes e chão, roupas sujas misturadas a roupas limpas, suor, tênis que carregam sujeira em sua sola, pessoas tomando banho descalças: ou seja, vários fatores demandam atenção. Por isso, garantir a higiene e segurança nos vestiários de academias é um grande desafio.

Utilizados pela maioria das pessoas para trocar de roupa e tomar banho, vestiários são ambientes tipicamente úmidos: o cenário perfeito para a proliferação de fungos, que causam doenças de pele como micoses, verrugas, frieiras e o famoso pé-de-atleta.

Os usuários devem seguir algumas condutas para evitar esses problemas de saúde. São elas: utilizar ganchos próprios para pendurar toalhas de banho; usar itens de higiene de pessoal próprios, como sabonete, pentes e shampoo; não misturar roupas limpas com sujas e suadas e evitar andar descalço. Em contrapartida, o estabelecimento deve contar com limpeza frequente do ambiente, de pelo menos três vezes por dia, e ter atenção a alguns aspectos de infraestrutura para garantir a higiene e segurança nos vestiários de academias e demais ambientes.

Normas de segurança

A limpeza e higiene desses ambientes são controladas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, que realiza fiscalizações regulares em academias para avaliar a estrutura física do local, condições de higiene dos equipamentos e ambiente.

Por questão de segurança, a ANVISA recomenda a utilização de estruturas antiderrapantes nos vestiários para prevenir acidentes como tombos e escorregões devido ao piso molhado.

Para evitar o acúmulo de água e diminuir a chance de que as pessoas sofram acidentes – garantindo a segurança nos vestiários de academias – o ideal é utilizar pisos antiderrapantes ou estrados de plástico em vestiários.

Aliando higiene e segurança nos vestiários de academias

Atender aos requisitos de higiene e segurança nos vestiários de academias pode parecer um desafio contraditório, uma vez que os estrados de plástico amplamente utilizados para evitar que as pessoas escorreguem também podem ser um prato cheio para a proliferação de microrganismos por acumular umidade e ser, por vezes, de difícil higienização. Materiais que combinem características físicas de antiderrapagem e resistência com a ação de agente antimicrobianos são a solução para o problema de segurança nos vestiários de academias.

Estrado Plástico Multiuso da Plastprime confere essas funcionalidades por possuir superfície ativa no combate a fungos e bactérias, agente antimicrobiano, além de isolar fisicamente o contato entre bolsas e equipamentos com o chão. Ele é produzido em PEAD – Plástico Polietileno de Alta Densidade –, material que não possui a porosidade necessária para que fungos e bactérias possam se desenvolver. Ademais, podem ser facilmente limpos com lavadoras de alta pressão.

A garantia da segurança e higiene em estabelecimentos destinados à prática de atividades físicas exige a colaboração de seus usuários, que devem ter boas condutas de higiene e, também, da administração do estabelecimento, que além de prezar pela limpeza e organização do ambiente, deve estar atenta à escolha de materiais não apenas adequados – mas também inteligentes -, aliando higiene e segurança nos vestiários de academias.

E então, ficou com alguma dúvida sobre como garantir a higiene e segurança nos vestiários para usuários de academia? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Sair da versão mobile