fbpx

Telhado Verde: muito mais que uma tendência, é uma questão ambiental!

Cada vez mais presente nos centros urbanos, o telhado verde é uma tendência bastante atual no contexto da construção sustentável. Mais do que um modismo, trata-se de uma alternativa que ajuda a diminuir os pesados efeitos do aquecimento global nos grandes centros urbanos.

Para conhecer mais sobre telhado verde e seus benefícios ambientais, continue a leitura:

O que é afinal um telhado verde

O telhado verde, também conhecido como teto verde ou cobertura verde consiste na colocação de cobertura vegetal sob uma camada impermeável no telhado de construção. Idealizado pelo arquiteto modernista francês Le Corbusier, o telhado verde está cada vez mais presente em projetos de arquitetura e construção sustentável.

Ao montar um telhado verde em um edifício já construído ou em uma nova obra, este irá contribuir para a formação de um espaço de lazer e contato com a natureza para o moradores ou frequentadores do local.

Além disso, seus efeitos no que tange a questão ambiental são diversos. Tanto que em alguns locais no exterior e também no Brasil como é o caso de Recife e Florianópolis, a instalação de telhados verdes já é prevista em lei.

Redução do consumo de energia

Um dos principais benefícios da instalação do telhado verde que faz com que esse conceito seja muito mais do que um tendência e afete diretamente os custos de manutenção do local é a redução do consumo de energia. Este inclusive é um ponto que deve ser avaliado para entender o retorno do investimento ao realizar a instalação de um telhado verde.

A instalação irá reduzir o consumo de energia porque as plantas irão absorver o calor e contribuir para a formação de um microclima agradável no entorno da construção. Com isso, a necessidade de condicionadores de ar – que costumam ser os vilões da conta de energia elétrica principalmente no verão – é reduzida a quase zero.

Aumento da biodiversidade na área urbana

A ocupação humana e a urbanização contribuem via de regra para a redução da biodiversidade e desaparecimento de espécies nativas da região. Na contramão desse dano, o telhado verde irá permitir que espécies vegetais se propaguem na área urbana, atraindo insetos e pássaros, aumentando assim a biodiversidade. 

Absorção de gases de efeito estufa

O meio urbano, com seus veículos e indústrias costuma ser um grande gerador de gases de efeito estufa. Em contrapartida, as plantas localizadas no telhado verde irão contribuir para a absorção de gás carbônico pois estas necessitam dele para o seu processo de fotossíntese. 

Efeito das ilhas de calor

Foi comprovado por estudos científicos que a instalação de telhados verdes auxilia na redução do efeito das ilhas de calor. Esse fenômeno é responsável pelo aumento das temperaturas em áreas urbanas em até 10 ºC devido à alta concentração de concreto e ausência de cobertura vegetal.

Drenagem urbana

A drenagem urbana é uma questão bastante delicada que quando ineficiente provoca catástrofes como enchentes e enxurradas, além da poluição dos rios.

A absorção da água da chuva pela cobertura vegetal dos telhados verdes contribui de forma a frear a sobrecarga das redes pluviais.

Outros benefícios do telhado verde

Além dos benefícios ambientais, a tendência de instalação de telhados verdes é impulsionada também por outras vantagens como a melhoria na acústica do edifício. Isso porque as plantas irão ajudar a absorver os ruídos externos, trazendo mais qualidade de vida para os ambientes internos da construção.

Outro atrativo que impulsiona essa tendência é que a instalação de telhados verdes contribui para a conquista de selos de construção sustentável. Estes irão por sua vez contribuir para o aumento do valor de mercado do empreendimento.

Telhado verde é muito mais do que um tendência

Além de contribuir com o paisagismo, deixando o edifício mais bonito e moderno, o telhado verde vai muito além de uma tendência arquitetônica.

São muitas os benefícios ambientais que contribuem para a construção de áreas urbanas mais equilibradas e sustentáveis. Ademais de contribuir para o futuro do nosso planeta, o telhado verde também se mostra como uma alternativa que traz retorno ao investimento devido a economia de energia elétrica.

Fora isso, em alguns locais – e esperamos que no futuro em muitos locais – estruturar um telhado verde é uma questão de cumprir com a legislação local.

Ficou com alguma dúvida sobre o telhado verde? Conte para a gente nos comentários o que você acha dessa tendência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *