Plastprime

Para quê serve e quais as vantagens do telhado verde?

Quando se fala em edificações sustentáveis, pensa-se logo em natureza e meio ambiente. O telhado verde traz as vantagens da vegetação para o meio urbano, através de sua aplicação em construções verdes. Este sistema construtivo consiste em uma cobertura vegetal, podendo ser apenas com grama ou plantas mais complexas, instalada em lajes ou sobre telhados convencionais.

Neste post explicamos para quê serve os telhados verdes, os tipos que existem no mercado e as vantagens de aplicá-los em edificações.

Para quê serve o telhado verde, quais suas vantagens?

A função de um telhado verde, cobertura vegetal ou jardim suspenso é aumentar as áreas vegetadas em cidades, onde o concreto e asfalto são predominantes. Os centros urbanos crescem na medida que áreas naturais, com solo e vegetação, diminuem. Essa substituição implica diretamente no aquecimento das cidades, ocorrendo as temidas ilhas de calor

Assim, os telhados verdes resfriam as cidades, diminuindo essas ilhas de calor. As plantas absorvem o calor e contribuem para a formação de um microclima agradável no entorno da construção. Isto ocasiona, para as edificações, um menor consumo de energia, devido a diminuição da necessidade do uso de ar condicionado.

Telhado verde em cima de prédio.

Tipos de telhados verdes

Para aplicar o telhado verde em sua construção entenda os dois diferentes tipos existentes:

  1. Intensivo (ou semi): este sistema é mais espesso e, portanto, suporta uma maior variedade de plantas. Isto faz com que se torne mais pesada. Este tipo exige maior manutenção. Para a sua instalação, a espessura mínima é de 20 cm e atente-se na consideração dos cálculos estruturais – que considera nos edifícios em concreto armado no Brasil uma carga média de 300 kg/m².
  2. Extensivo: já este sistema é mais fino e leve, sendo aplicado no máximo em 8 cm de espessura e coberta tipicamente com forração. Este modelo é mais usual, por ser mais viável financeiramente. No entanto não suporta tanta carga de águas das chuvas – caso o uso seja para captação da água, não é a melhor solução.

Vantagens de telhados verdes

As coberturas vegetais oferecem inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para o ser humano. Conheça suas principais vantagens:

Fique atento a essas dicas!

Sempre contrate profissionais qualificados para a instalação e manutenção do sistema, caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de água e umidade dentro do edifício.

A escolha das espécies de plantas deve ser feita localmente, optando sempre por plantas nativas, facilmente adaptáveis e que requerem menos irrigação.

Infelizmente o custo de implantação ainda é alto, por tanto cobre de nossos governantes incentivos para a instalação de telhados verdes em grandes centros urbanos, pois os benefícios que traz é significativo para toda sociedade.

Esta solução é pertinente para nossas cidades e bem-estar, vamos botar em prática juntos? O que achou das vantagens em ter um telhado verde? Solicite seu orçamento agora mesmo!

Sair da versão mobile