Plastprime

7 tendências de construção corporativa

A construção corporativa se preocupa com o projeto, desenvolvimento e execução de espaços de trabalho para empresas. A maioria das pessoas passa grande parte do tempo em seus ambientes de trabalho. Por isso, empresas que estão de olho nas novidades da construção corporativa trazem aos seus colaboradores espaços de trabalho planejados e voltados ao bem-estar. Um ambiente bem planejado tem o poder de motivar uma equipe, aumentar a produtividade dos funcionários, trazer prestígio à empresa e, também, impressionar clientes. Pensando nisso, listamos, a seguir, algumas das principais tendências de construção corporativa. Boa leitura!

1- Móveis ergonômicos

A ergonomia se preocupa em desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano. Assim, móveis ergonômicos são projetados para garantir a saúde e conforto dos colaboradores no ambiente de trabalho. Em escritórios em que a maior parte das pessoas passa o dia sentada, a ergonomia de mesas e cadeiras é essencial para garantir o conforto e produtividade. Além disso, ela pode até mesmo ajudar a evitar que os colaboradores se abstenham ou se afastem do trabalho por problemas posturais.

2- Ambiente com plantas e flores

A inserção de plantas e flores no ambiente de trabalho traz mais vida e ajuda a ornamentar o espaço. Elas são responsáveis por melhorar a qualidade do ar, trazer conforto térmico e podem, até mesmo, ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários. A construção de paredes verdes é uma tendência em construção corporativa, e uma forma interessante de inserir plantas no ambiente de trabalho.

3- Objetos divertidos

A presença de objetos divertidos, também conhecidos pelo nome fun design, ajuda a quebrar a seriedade do ambiente de trabalho, estimulando a criatividade dos colaboradores. Essa tendência de construção corporativa se manifesta através de quadros com frases divertidas, objetos coloridos e outras combinações ousadas.

4- Sustentabilidade na construção corporativa

Entre os trabalhadores da Geração Y – nome usado para designar pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até meados da década de 1990 – nove em cada dez preferem trabalhar em organizações preocupadas com a sustentabilidade. Essa prioridade traz novas tendências à construção corporativa, que deve agregar princípios de sustentabilidade em suas tendências.

O uso de materiais reciclados e inteligentes, como as lâmpadas LED e sistemas de conforto térmico sustentáveis, é uma das tendências mais fortes. Além disso, ações sustentáveis também podem trazer mais qualidade de vida aos colaboradores.

5- Espaços de descompressão

A cobrança por resultados, prazos apertados e demandas cada vez mais exigentes no ambiente de trabalho traz a necessidade de espaços de descompressão. O objetivo dessa tendência de construção corporativa é disponibilizar um espaço para o relaxamento, estimular a interação entre as pessoas e aliviar o estresse. Esses espaços podem ter sofás, pufes, televisões, vídeo game e até mesmo mesas de sinuca. Atividades como alongamentos e meditação também são oferecidas em algumas empresas.

6- Ambientes colaborativos

As relações de trabalho têm passado por mudanças nas últimas décadas. A redução de estruturas hierárquicas, a colaboração linear e a maior conexão entre os colaboradores são movimentos que trazem novas demandas à construção corporativa. A instituição de ambientes colaborativos é uma consequência dessas novas vertentes das relações de trabalho. Ambientes colaborativos com salas amplas, sem paredes e divisões estimulam a troca de informações e fazem com que todos os funcionários se sintam parte da organização.

7- Luz Natural

Ambientes de trabalho que priorizam o uso da luz natural são cada vez mais presentes na construção corporativa. Trata-se de um elemento da construção sustentável, e ainda traz economia de energia e, também, mais saúde aos colaboradores, aumentando sua disposição no trabalho.

Soluções para um ambiente de trabalho mais produtivo

As tendências de construção corporativa são formas de fazer com que o ambiente de trabalho seja mais moderno e alinhado com as expectativas das novas gerações de trabalhadores. O resultado são equipes mais motivadas, produtivas e felizes no espaço em que passam grande parte de seus dias.

E então, já conhecia as tendências de construção corporativa? Se você se interessou pelo assunto, sugerimos que baixe nosso e-book “O futuro dos espaços e da forma de trabalho” e até a próxima!

Sair da versão mobile