fbpx

Tomate: dicas de plantio!

Durante muitos anos, o tomate foi visto como um fruto venenoso. Isso fez com que o seu plantio fosse algo apenas com fins ornamentais, sendo usado pelos europeus para embelezar seus ambientes. Com o passar do tempo, muita coisa mudou, fazendo com que essa delícia fosse finalmente reconhecida como um alimento. Hoje, o tomate é um ingrediente culinário muito apreciado nos quatro cantos do mundo, fazendo com que muita gente procure por dicas não apenas para o incremento de pratos, mas também para o seu cultivo em sua horta caseira.

E não é para menos, já que o fruto é super versátil, podendo ser utilizado como salada, no preparo de molhos, nas sopas ou ainda em sanduíches. Além disso, é rico em vitaminas A e C e sais minerais como o potássio, trazendo diversos benefícios para a nossa saúde, como a diminuição do colesterol e o combate da ação danosa dos radicais livres.

O fruto agrada diferentes paladares e é encontrado em vários tamanhos, cores e formatos. Se você sempre se imaginou tendo uma horta com tomates saborosos para utilizar em suas receitas, vai adorar as dicas que preparamos.

Neste artigo, vamos falar sobre como o plantio deve ser feito para que, com um pouquinho de dedicação, carinho, paciência e incidência de sol, você possa realizar o sonho de colher tomate orgânico fresquinho na sua casa. Acompanhe!

Dicas de plantio do tomate

Quem não ama uma saladinha de tomate? Nada melhor do que conhecer a procedência dos alimentos e colhê-los no conforto do seu lar, não é mesmo?

Para isso, uma das principais dicas do plantio desse alimento é que ele pode ser replantado, ou seja, a partir das sementes de um dos frutos, é possível originar novos! Basta esterilizá-las, deixando-as de molho em uma mistura composta por uma colher de sopa de vinagre de maçã com 1/4 de xícara de água por 15 minutos.

Em seguida, basta secar as sementes e plantá-las em um vaso com, no mínimo, 5 cm de distância umas da outras. À medida que forem crescendo, coloque-as em local arejado e com incidência de luz solar.

Antes de irem para o vaso definitivo ou para o solo, é recomendado semear os tomates em pequenos recipientes. Você pode reutilizar copos plásticos ou embalagens de iogurte para facilitar a tarefa. Utilize terra soltinha e úmida, faça pequenos furos, coloque as sementes e cubra-as.

Para que os seus tomates cresçam fortes e saudáveis, é fundamental utilizar uma terra fértil e bem adubada. Uma das principais dicas é fazer adubo caseiro.

E quando a plantinha estiver com cerca de 4 folhas, é possível fazer o transplante para um vaso. Tome cuidado para não estragá-la, pois a muda é frágil. Utilize ferramentas delicadas para ajudar no processo. Se a variedade escolhida for pequena, como o tomate cereja, você pode usar vasos menores.

Dicas de cuidados ao cultivar tomate

Sem dúvidas, o tomate é um dos campeões nas hortas caseiras, afinal, ele é bastante saboroso e versátil. E, embora seja popular pelo seu uso na culinária, essa espécie não pode ser plantada junto da abóbora, pois essas variedades “brigam” pelos nutrientes do solo.

A planta se adapta melhor em locais com níveis amenos de temperatura, sem geadas ou calor demasiado. Nas regiões mais frias, o plantio é mais indicado entre os meses de agosto e janeiro. Já nas áreas mais quentes, o ideal é que ocorra de fevereiro a maio.

Um fator determinante para o bom desenvolvimento do tomate é a luminosidade. O fruto deve ter acesso direto ao sol durante parte do dia.

Outro cuidado é o suporte. O tomate precisa de uma escora para crescer. Você pode amarrar bambu próximo das folhas, no caule principal, para facilitar o desenvolvimento do fruto, fazendo com que ele cresça de forma ordenada e na vertical.

Ainda, não regue demais o tomateiro para que ele não fique úmido e suscetível aos fungos. Se alguma folha ficar com aspecto amarelado, retire-a com a tesoura, evitando contaminação para as demais.

https://conteudo.plastprime.com/como-fazer-sua-horta

Dicas para a colheita do tomate

Chega de espera: é hora de saborear essa delícia! Geralmente, os tomates estão prontos para colheita entre 100 e 120 dias após o plantio. Para colher o fruto sem prejudicar os caules, basta rodá-los até que se soltem.

O tomate é um fruto gostoso e bonito, servindo, inclusive, como uma planta ornamental. Ele vai trazer um toque a mais de natureza, vivacidade e alegria para a sua casa.

E, para deixar o ambiente ainda mais diferenciado, você pode usar alguns vasinhos coloridos como base ou montar um deck com espaço específico para a horta. Com um pouco de dedicação e criatividade, você deixará o espaço do jeitinho que sempre sonhou! A PlastPrime te ajuda com produtos bonitos e muito práticos!

E então, pronta para cultivar tomate? Seguindo essas dicas, logo as suas refeições ficarão mais saborosas com esse fruto.

Ficou com alguma dúvida sobre como começar? Deixe sua mensagem nos comentários e compartilhe conosco a sua experiência. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *