Tudo sobre segurança nos parquinhos escolares!

A segurança dos alunos deve ser um dos principais valores na conduta de uma escola. Assim, é primordial prezar para que seja mantida a integridade física e psicológica dos estudantes durante todo o período em que permanecem sob responsabilidade do estabelecimento de ensino.

Inclusive, a depender da maneira como algum acidente venha a acontecer, a escola poderá ser responsabilizada por este. Por isso, neste artigo, falaremos sobre segurança nas escolas, em especial em um espaço que eles adoram: os parquinhos. Continue a leitura:

Pontos de atenção para prezar pela segurança

Para garantir que as crianças estejam seguras e minimizar qualquer risco de acidente, é importante considerar os seguintes pontos de atenção:

Supervisão na hora de brincar

Independente do momento, seja na hora do intervalo ou durante as aulas, é preciso ter professores ou educadores supervisionando as atividades de maneira a garantir a integridade das crianças.

É importante ressaltar que a supervisão deve ocorrer em uma proporção adequada de educadores por aluno, para que seja possível de fato cuidar de todas as crianças.

Cuidados na escolha de materiais

Ao escolher materiais para compor um parquinho escolar é preciso seguir uma série de cuidados para que o ambiente seja de fato um espaço seguro.

No que tange os pontos de atenção com o revestimento do espaço, é preciso escolher antes de tudo um material que seja atóxico, pois esta é inclusive uma exigência da norma ABNT para playgrounds. 

No meio da brincadeira é inevitável que as crianças acabem sofrendo tombos ocasionalmente. Por isso, o revestimento deve garantir a segurança das crianças ao atenuar o impacto de quedas e escorregões.

Materiais que soltem farpas ou rebarbas devem ser evitados pois podem acabar machucando as crianças. Outro ponto de atenção para garantir a segurança dos pequenos é optar por revestimentos que não apresentem pontos de aprisionamento entre as peças, sendo este também uma exigência da ABNT.

Materiais que tenham pontas afiadas não podem entrar em parquinhos escolares. Por isso, também é preciso ter o cuidado de optar por materiais com pontas arredondadas a fim de evitar acidentes. 

Estabelecer normas claras e cumpri-las

Para evitar que acidentes aconteçam e que a segurança das crianças seja sempre preservada, é fundamental estabelecer normas para o uso do parquinho e garantir que estas sejam cumpridas.

Estabelecer regras como número máximos de crianças por brinquedo, não permitir que se leve alimentos ao ambiente, não correr, estabelecer faixa etária para os brinquedos estão entre as principais normas de conduta que devem ser adotadas. 

Soluções PlastPrime para segurança nos parquinhos escolares

A PlastPrime oferece em sua linha de produtos de Pisos e Engenharia, duas soluções diferentes para áreas escolares:

Piso Modular para Quadras Esportivas

O revestimento modular para quadras esportivas é a solução para garantir a segurança em quadras escolares. Este piso garante alta performance em quadras pois tem baixo impacto, o que ajuda a evitar lesões.

Este ponto é particularmente delicado para essas faixas etárias, pois brincar e praticar esporte em piso de alto impacto pode afetar a placa de crescimento de crianças e adolescentes.

Além disso, o PlastSport é de montagem fácil e rápida, além de ser extremamente resistente.

Piso Modular para Parquinhos e Playgrounds

Com o revestimento modular plástico é possível montar parquinhos escolares com segurança, bom gosto e praticidade. Permite o revestimento de áreas de diferentes tamanhos, sendo que a sua montagem se dá pelo simples encaixe dos módulos.

O material é fabricado em polipropileno e apresenta resistência à agentes biológicos, umidade e raios solares.

Além disso, a solução PlastPrime é atóxica, sem partes pontiagudas e sem pontos de aprisionamento, garantindo que o parquinho escolar esteja de acordo com a ABNT para playgrounds.

Segurança nos parquinhos escolares

Como vimos, estes espaços – que geralmente são os preferidos pela criançada dentro da escola – devem ter atenção especial tanto em seu projeto, escolhendo produtos adequados e de qualidade, quanto no seu uso no dia a dia através do estabelecimento e cumprimento de regras de segurança. 

Se você gostou deste artigo, sugerimos que continue a leitura com Por que o piso modular garante segurança nas áreas de lazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *