fbpx

Vantagens de ter um espaço para relaxar em casa!

Trabalho, estudo, família, amigos, afazeres domésticos… São tantas atividades em nosso dia a dia que, por vezes, fica difícil encontrar um tempinho para relaxar, não é mesmo? De fato, esse é um problema que atinge muitos. Conforme pesquisa, quase 70% dos brasileiros consultados afirmaram não ter tempo suficiente para relaxar. 

Nesse contexto, é preciso encontrar soluções criativas para lidar com o estresse e manter uma rotina equilibrada. E uma solução muito boa para isso é ter um espaço para relaxar em sua própria casa – sim, isso é possível!

Assim, sem demandar muito tempo nem deslocamentos, você poderá, por exemplo, ler, praticar yoga ou meditação, ouvir música e sons relaxantes, cuidar de um jardim ou, simplesmente, descansar e desconectar-se por alguns momentos do mundo exterior. 

Que tal essa ideia? Para colocá-la em prática, confira, neste artigo, os benefícios trazidos ao ter um espaço para relaxar em seu próprio lar e dicas para criar esse cantinho especial. Acompanhe!

Benefícios de ter um espaço para relaxar em casa

Basicamente, relaxar significa livrar-se – mesmo que durante um momento mais breve – das tensões físicas, mentais e emocionais. E essas tensões, entre outros problemas, podem afetar nossas fibras musculares, gerando alterações metabólicas em nosso organismo e outras doenças

A fim de evitar esse quadro, é fundamental encontrar brechas em nosso dia a dia para relaxar. Isso ajudará a fortalecer nosso sistema imunológico e a gerar sensação de bem-estar.  

Ainda, outros benefícios trazidos por essa prática são:

  • Melhora na atenção e na concentração.
  • Diminuição do estresse e da ansiedade.
  • Mais motivação para enfrentar os desafios diários.
  • Redução de problemas do sono.
  • Melhora do humor.
  • Mais qualidade de vida. 

Dicas para criar um espaço para relaxamento

1. Utilize elementos naturais

Os elementos naturais exercem um forte poder de relaxamento, sendo recursos que ajudam a nos desconectar da realidade urbana e da rotina estressante. Plantas, pedras, cristais e detalhes em madeira ajudam a criar um ambiente aconchegante. 

Se você tem pouco espaço, desenvolver um jardim vertical na varanda ou na sala ou um jardim de inverno embaixo da escada, por exemplo, podem ser boas soluções.

2. Dê preferência a cores mais suaves ou que remetam à natureza

A cromoterapia recomenda o uso de tons mais suaves para criar um ambiente propício ao relaxamento – sobretudo de  verde, azul, turquesa e violeta. Claro, em alguns detalhes, como vasinhos de plantas, você pode utilizar tons de cores mais revigorantes para criar um ambiente alegre e lúdico.

Ainda, utilizar tons de verde e marrom, por exemplo, que remetem à natureza, pode ser uma boa solução para relaxar ainda mais.

3. Escolha um espaço com luz natural

A luz natural é uma das necessidades básicas do corpo humano para manter nossa saúde e bem-estar. Ela também propicia bons momentos de relaxamento e de conexão com nosso interior.

Por isso, crie seu espaço preferencialmente próximo a janelas ou à varanda para aproveitar a sua iluminação natural. Para a noite, quando for preciso utilizar luz artificial, a amarela é uma alternativa que favorece o relaxamento. 

4. Utilize mobiliário confortável

Móveis ergonômicos e confortáveis são essenciais para que se consiga relaxar, aliviando as tensões do dia. Além disso, utilize itens como almofadas para descansar e tapetes fofos para andar descalça e relaxar ainda mais.

5. Aplique aromaterapia

Para relaxar e criar um ambiente mais zen, a aromaterapia é uma excelente aliada. Isso porque os cheiros corretos ajudam a ficarmos calmos, a desacelerar e a diminuir a ansiedade. Aromas como os de lavanda, camomila e bergamota são recomendados para estimular a sensação de relaxamento.

6. Experimente inserir sons relaxantes

Para relaxar mais profundamente, é importante trabalhar com todos nossos sentidos. E a audição é fundamental nesse contexto. Para muitos, o movimento da água é um som relaxante.

Se é o seu caso e você tiver espaço, inserir uma fonte com água corrente ou uma parede cascata pode trazer ótimos resultados. Se não há espaço, você pode instalar caixas de som de qualidade e reproduzir uma playlist com sons da natureza.

E então, gostou da ideia de ter um espaço especial para relaxar em casa? Para você, o que não pode faltar nesse cantinho de relaxamento? Deixe sua mensagem nos comentários e, para ver mais dicas sobre o tema, baixe gratuitamente nosso ebook sobre como construir um jardim zen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *