Plastprime

Como funciona e quais as vantagens da lâmpada LED

As lâmpadas de LED – Light Emiting Diode ou Diodo Emissor de Luz – são compostas por material semicondutor organizado em chips, que fazem parte de um circuito elétrico que impulsiona a movimentação de elétrons de maneira que libera luminosidade. As lâmpadas LED têm substituído as incandescentes e fluorescentes aos poucos. Lâmpadas incandescente são aquelas que produzem luz quando o seu filamento de metal é aquecido pela passagem de corrente, desperdiçando muita energia na forma de calor. A venda dessas lâmpadas está proibida desde 2016 pelo Inmetro, devida sua baixa eficiência energética. As lâmpadas fluorescentes não desperdiçam tanta energia como as incandescentes, mas levam em sua composição metais pesados, como o mercúrio. Isso torna sua manipulação perigosa e seu descarte é passível de produzir grandes contaminações no meio ambiente.

Origem da Lâmpada LED

O LED foi inventado por Nick Holonyac em 1964. Inicialmente, era utilizado para indicação de estado, para sinalizar se um equipamento – como um rádio ou uma televisão – estava ligado ou desligado. Durante os anos 80, a tecnologia de LEDs conseguiu atingir níveis de intensidade luminosa que permitiram a aplicação da tecnologia em lâmpadas para indústria automotiva. Foi nos anos 90 que as lâmpadas LED começaram a ser utilizadas como lâmpada elétrica. Em 2014, o trio de cientistas japoneses que criou esse modelo venceu o Prêmio Nobel de Física em honra aos benefícios que a invenção trouxe para a humanidade. Nos últimos anos, essas lâmpadas conseguiram alcançar um valor competitivo de mercado, o que aumentou seu uso na iluminação pública e residencial.

Vantagens da lâmpada LED

O consumo das Lâmpadas LED é cerca de 90% menor do que as incandescentes, o que faz com que o seu uso seja econômico ao longo prazo, apesar do custo inicial ser maior. Considerando que um quarto do consumo mundial de eletricidade é usado em iluminação, o fato de essas lâmpadas economizarem energia já é um bom motivo para utilizá-las. Mas existem muitas outras vantagens da lâmpada LED, vamos conhecê-las?

1 – Eficiência e durabilidade

A lâmpada LED dura, em média, 25 vezes mais do que uma comum, de iluminação equivalente. Considerando o uso de lâmpadas residenciais, uma de LED pode durar até 14 anos. Além da durabilidade, uma das vantagens da lâmpada LED é que ela é eficiente, pois não desperdiça energia na forma de calor.

2 – Menos manutenção

Se você precisa trocar uma lâmpada na sua casa, essa é uma tarefa simples que, provavelmente, irá executar sozinho. A situação é diferente quando se fala de iluminação pública, em que a substituição de uma lâmpada envolve o deslocamento de uma equipe até o local, o isolamento da rua, além dos riscos e custos da operação. Por isso, utilizar essas lâmpadas na iluminação pública traz, entre as várias vantagens da lâmpada LED, a menor necessidade de manutenção, considerando que elas podem durar mais de uma década quando empregadas na iluminação pública.

3 – Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das vantagens da lâmpada LED. Diferente das fluorescentes, que levam mercúrio em sua composição, elas não possuem metais pesados ou elementos poluentes. Na lâmpada LED, 98% dos materiais são recicláveis, o que faz com que ela seja mais sustentável do que as outras opções. No entanto, ainda não existe usinas de reciclagem de LED no Brasil, por isso, você não deve descartar essas lâmpadas na coleta seletiva de lixo, mas destiná-las a algum posto de coleta próprio para esse fim.

4 – Produtos certificados

No segundo semestre de 2017, foi determinado que só poderão ser vendidas lâmpadas LED certificadas pelo Inmetro, que especificou limites mínimos referentes à vida útil, eficiência e segurança dos modelos. A regulamentação do Inmetro aconteceu em função da popularização do LED e da invasão do mercado com marcas estrangeiras, que não apresentavam a eficiência indicada na embalagem. O instituto publicou, inclusive, uma cartilha para orientar o consumidor na compra de lâmpadas LED. Com as mudanças recentes impostas pelo Inmetro, o consumidor que opta pelo uso dessa tecnologia tem, entre as vantagens da lâmpada LED, a garantia de utilizar produtos certificados e com eficiência comprovada.

E você, já utiliza essas lâmpadas na sua residência ou empresa? Conhecia as vantagens da lâmpada LED que apresentamos aqui? Conte para a gente nos comentários e até a próxima.

Sair da versão mobile