Ícone do site Plastprime

Quais acessórios são essenciais na jardinagem?

Começar jardinagem em sua casa ou no seu espaço de trabalho pode ser, inicialmente, muito mais promissor do que a prática prevê. Mas, não se engane. Trabalhar a jardinagem é quase terapêutico, e cada momento exercitando isso com os acessórios certos te levarão ao bem-estar pretendido.

De acordo com os tipos de plantas, com o tamanho do local, qualidade do solo, necessidades de poda e rega, é possível determinar quanto tempo levará para construir seu espaço de jardinagem com sucesso. A partir do momento em que começar, basta planejar uma rotina para que os benefícios sejam constantes.

Quais os principais benefícios da jardinagem?

O contato com a terra, e com a natureza em si, provoca reações benéficas no sistema nervoso, liberando endorfina em momentos que, no dia a dia de qualquer pessoa, poderiam passar batidos pelo estresse

Outros benefícios ligados à prática estão associados ao manuseio das tarefas correlacionadas, e, para isso, preparamos uma lista de acessórios e suas funcionalidades para você começar a despertar o bem-estar da jardinagem o quanto antes.

Uma pá pode ajudar a cavar grandes espaços, tornando-os aptos ao plantio de árvores inteiras ou pequenas mudas. Ela pode ser pequena, também, e te ajudar a cavar do tamanho certo para sua horta suspensa. Seja qual for a sua necessidade, uma boa pá, feita de material resistente e inflexível, será o primeiro passo.

Tesoura

A poda é comum no trabalho de jardinagem, e para isso você poderá contar com uma boa tesoura específica, a qual é feita de metal resistente, que consiga cortar desde os galhos mortos e secos até os mais resistentes, que prejudicam o crescimento de uma espécie inteira. Invista nisso e não se arrependerá. 

Regador

Muitas vezes a jardinagem não demanda regas enormes e exageradas, geralmente reservadas aos espaços maiores e às plantas que necessitam de muita água no dia a dia. Há modos que tornam o regador um investimento interessante, porque se torna uma ferramenta, e não apenas um acessório. Com ele, é possível molhar espaços específicos, sem aguar todo o ambiente, o que ajuda muito no caso de lugares apertados, como jardins de inverno em escritórios.

Rastelo

Perfeito acessório para te ajudar a juntar folhas secas no dia a dia, pois seu alcance é maior que o de uma vassoura. Porém, o rastelo é usado para preparar a terra, afofando sua superfície e, com isso, te ajudando a usar a pá ou, se for o caso, plantar sementes e mudas. Assim como a pá, o rastelo pode ser de diversos tamanhos, desde a versão padrão, para cuidar de terras em grandes espaços, até os modelos pequenos, para vasos e jardineiras. O essencial é tê-lo em mãos quando precisar.

Pulverizador

Um pulverizador não é apenas uma maneira de jogar água em folhas e deixá-las úmidas, como alguns tipos exigem no dia a dia. Com o acessório correto, você conseguirá lidar com as pragas e exterminá-las usando-o. Deixe-o sempre a postos, pois elas surgem literalmente da noite para o dia, e suas plantas não merecem sofrer com isso. Um pulverizador também é uma ótima pedida para áreas internas, que não podem ser aguadas em excesso.

Manta para drenagem

Se a jardinagem precisa ser feita, a manta para drenagem é acessório inegociável. Com ela, os sulcos provenientes da rega não vão embora do vaso, permitindo que os minerais fiquem no fundo e possam, portanto, ser reaproveitados pelos processos naturais de reciclagem da terra. Além disso, a manta de drenagem não deixa que a água terrosa saia do vaso, manchando o chão.

Bônus: deck modular

Este não é um acessório, mas, se você já se tornou fã de jardinagem, deve ter percebido como alguns equipamentos e peças fazem toda a diferença na criação de um espaço saudável, bonito e prático. Um deck modular é a melhor forma de demonstrar isso. Prepare seu espaço de convivência com uma peça que, se montada horizontalmente, poderá criar excelentes lugares para ter a companhia de amigos e familiares.

Há, ainda, diversas outras ferramentas e bases para tornar sua prática de jardinagem mais inteligente e intuitiva, cultivando suas plantas e o bem-estar. Veja como a Plastprime construiu um catálogo sustentável e interessante, e complete seus acessórios com as nossas soluções.

Sair da versão mobile