Plastprime

Como as crianças podem ajudar na horta ou jardim em casa?

Cuidar da horta ou do jardim em casa pode até parecer um pouco trabalhoso no início, mas, com o passar do tempo, você irá perceber que é uma tarefa muito prazerosa e cheia de descobertas.

Uma das práticas mais bacanas dentro desse contexto, por exemplo, é envolver as crianças para te ajudarem. O que acha? Seus filhos, netos e sobrinhos podem ser excelentes companhias nessa tarefa!

Mas como envolver as crianças nos cuidados com o jardim em casa? O que é preciso ter de cuidado e como isso deve ser administrado?

Confira, neste artigo, pouco mais sobre o assunto e dicas para criar essa interação. Acompanhe!

1. Explicar sobre a importância da horta ou jardim em casa

O primeiro passo para envolver a criança no cuidado com a horta ou jardim em casa é explicar para ela um pouco mais sobre esse espaço. Diga como ele é bonito, como as plantinhas precisam de cuidados e como as flores e os frutos podem ser utilizados no dia a dia.

Ela precisa entender a importância desse cultivo e porque ele deve ser feito antes de começar a colocar a mão na massa, certo? O encantamento é o que despertará o interesse, tornando a atividade bem mais interessante e divertida.

2. Ajudar na escolha das plantas e dos vasinhos

O envolvimento da criança no jardim em casa deve se dar desde o início do processo de concepção. Por isso, não deixe de consultá-la para a escolha das melhores espécies para o espaço. Mostre fotos, explique como elas se desenvolvem e tire algumas dúvidas de cuidado.  Ela também poderá ajudar na escolha dos vasos para as espécies. Opções mais coloridas, como os vasos da PlastPrime, geralmente, chamam a atenção da criançada que, fazendo parte dessa etapa, se sentirá mais importante e engajada na atividade!

3. Pedir ajuda no plantio

O plantio se caracteriza como uma prática bastante delicada, já que precisa ser feito com calma e com cuidado. Para as crianças, é uma etapa muito interessante e que promove bastante aprendizado!

Por isso, peça para os pequenos te ajudarem com a colocação da terra e outras atividades mais simples – tudo com auxílio de instrumentos adequados, desenvolvidos especialmente para esse público (há várias opções no mercado). Assim, eles se sentirão úteis e adorarão estar participando.

4. Lembrar sempre da rega

A rega é uma prática muitas vezes diária e que tem tudo a ver com a criançada. Trata-se de uma atividade simples e que não oferece riscos aos pequenos – o que é um detalhe muito importante!

Para ajudar, compre um regador adequado para o tamanho das crianças e mostre a elas como deve ser feita a prática. Com certeza, elas irão adorar ter essa “responsabilidade” junto ao jardim em casa.

5. Realizar a colheita

Uma das coisas mais bacanas de ter um jardim em casa é poder acompanhar o seu crescimento e colher seus frutos (literalmente!).

Por isso, uma das etapas recomendadas para se envolver as crianças é a da colheita. As pequenas espécies da sua horta servirão como ensinamento para os pequenos, comprovando como esse processo é bacana. Além disso, a criançada irá adorar se deliciar com o que foi produzido com a sua ajuda!

Envolver as crianças nas atividades da sua horta ou jardim em casa tem tudo para ser uma ideia muito divertida, tanto para você quanto para elas! Assim, organize as demandas de cultivo, incluindo também tarefas para os pequenos – fazendo com que se sintam importante dentro do processo. Elas irão se divertir muito além de aprenderem mais sobre a natureza e a sustentabilidade

Dessa forma, esse é um ambiente saudável, que promove uma integração interessante entre você e seus pequenos e, ainda, possibilita muito aprendizado (são só vantagens!). 

E então, pronta para envolver as crianças para cuidar da horta ou jardim em casa? Tem alguma outra dica para incentivar essa interação? Conte para nós pelos comentários!

Sair da versão mobile