Plastprime

6 fertilizantes orgânicos feitos em casa

Se tem algo que faz a diferença para o desenvolvimento de uma planta ou de um jardim é a manutenção realizada. Isso porque muitos dos bons resultados obtidos se devem ao carinho e à atenção empregados no cultivo. Além da rega periódica e da poda, são necessários alguns cuidados extras em relação à fertilização e ao controle de pragas, uma vez que as plantas precisam estar com o solo rico em nutrientes para que se desenvolvam de forma bonita. Além disso, é preciso prevenir o aparecimento de alguns inconvenientes comuns, também chamados de fungos ou pragas.

Para essa atenção especial, uma dica é a utilização de fertilizantes orgânicos: produtos feitos em casa, livres de agrotóxicos e outros componentes prejudiciais à saúde. Pensando nisso, no post de hoje apresentaremos algumas receitas simples e com resultados super eficazes. Confira!

Fertilizantes orgânicos: dicas práticas para preparar os seus

1. Spray de alho

Esse é o composto orgânico mais comum para uso em plantas e com ótimos resultados repelentes. O spray de alho pode ser obtido pelo processamento de uma cabeça de alho, três cravos da Índia e 500 ml de água. A mistura obtida deve ficar descansando por algumas horas e, depois, ser diluída em 3 litros de água. Aí, é só borrifar a solução nas folhas e no caule das plantas e deixar agir. O resultado é um jardim livre de pestes!

2. Spray de pimenta

Existe outro spray para fertilizantes orgânicos muito eficaz para fins de controle de pragas: o de pimenta – e ele também é super fácil de fazer! Basta bater no liquidificador cerca de oito pimentas junto a dois copos de água (quanto mais forte for a pimenta, melhor). Depois, é só deixar descansar de um dia para o outro, filtrar e adicionar mais um copo de água e pronto: basta borrifar nas folhas!

3. Casca de ovos como fertilizantes

Quer algo mais orgânico do que cascas de ovos? E, acredite, elas têm alto poder fertilizante e repelente, ou seja, desempenham um trabalho dois em um! Para usá-las no jardim, não há nenhum mistério: basta triturá-las e despejá-las sobre a base das plantas. Você vai ver como esse cuidado simples faz a diferença!

4. Borra de café como um fertilizante

Os restos do café de todo dia podem ter ótima aplicação no seu jardim! Isso porque a borra é rica em nitrogênio, um elemento muito importante para a fertilização do solo, já que auxilia na oxigenação. Por isso, após passar o café, não jogue a borra fora, mas, sim, misture-a à terra da sua plantação. As plantas crescerão mais fortes e bonitas!

5. Estrume como fertilizante

Esse é um dos fertilizantes orgânicos mais clássicos e com resultados bastante significativos para o crescimento das plantas. O estrume, também conhecido como esterno, nada mais é do que as fezes dos animais. Para melhores resultados, é indicada a utilização dos resíduos produzidos por cabras, galinhas e coelhos, pois são os com maior incidência de nitrogênio.

6. Grama

Até a sua grama pode virar um excelente fertilizante! Para isso, você vai precisar fazer uma espécie de chá que, posteriormente, deve ser aplicado na base das plantas. Para isso, corte alguns pedaços de grama e deixe mergulhados em um balde de água por dois dias. Depois, coe o chá obtido, misture com mais um pouco de água para que fique na proporção necessária e é só despejar no local indicado!

Viu só como é possível preparar compostos 100% orgânicos para estimular o desenvolvimento de suas plantas? Além de se destacar pela praticidade, esses produtos são uma opção que trará grandes benefícios para a saúde de seu jardim! Diferentemente da maioria dos produtos encontrados no mercado, os fertilizantes orgânicos não apresentam quaisquer incidências tóxicas, garantindo a saúde do seu jardim e da sua família.

E então, pronta para produzir seus próprios fertilizantes orgânicos? Tem alguma dica adicional para garantir a saúde e a beleza das plantas? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile