Plastprime

Materiais que proporcionam conforto térmico na obra

Ao projetar uma nova construção ou reformar uma casa, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o conforto térmico. Isso porque o público em geral está mais informado e exigente, além de mais consciente em termos de consumo de energia e sustentabilidade. Além de cuidados com relação ao posicionamento da casa no terreno e da disposição de aberturas, como portas e janelas, alguns cuidados com os materiais escolhidos podem garantir o conforto térmico na obra.

O elemento mais importante, nesse sentido, é o telhado, já que a cobertura da casa é a principal responsável por assegurar o isolamento do frio ou do calor, enquanto as paredes servem para assegurar a inércia térmica.  A capacidade do teto de isolar a temperatura da casa é atribuída ao conjunto de elementos que fazem parte do telhado.

Garantindo o conforto térmico na obra

conforto térmico

Ao projetar o telhado, a solução mais simples e fácil para garantir o conforto térmico da obra é aplicar um isolante térmico, como lã de vidro ou de rocha, logo abaixo do telhado ou sobre o forro.

As telhas cerâmicas são mais confortáveis termicamente do que as metálicas, e, ao optar pela segunda, o ideal é escolher as do tipo sanduíche, que possuem isolante térmico em suas camadas. Também estão disponíveis no mercado materiais conhecidos como subcoberturas, que possuem faces aluminizadas que exercem o papel de barreira radiante com funcionalidade de isolamento térmico.

A subcobertura emite menos radiação para baixo e reflete a radiação térmica, proporcionando conforto térmico na obra. Os telhados verdes são uma forte tendência em construções sustentáveis e têm ganhado destaque por, também, conferir conforto térmico na obra. Ao ter pequenas plantas ou grama no telhado, o sistema atua como isolante, além de absorver a água e a radiação solar. Sua implantação e manutenção podem parecer onerosas à primeira vista, mas o investimento é retornado na economia de energia elétrica gasta com ar condicionado – a aplicação do telhado verde pode tornar praticamente desnecessário o uso desses aparelhos.

O sistema também pode ser integrado com coleta de água da chuva, tornando essa opção ainda mais interessante do ponto de vista de sustentabilidade e economia de recursos naturais. Ficou interessado na construção de telhados verdes? Baixe nosso e-Book e aprenda como fazer um!

Por que plantas ajudam na redução das ilhas de calor?

O benefício das plantas para o conforto térmico na obra vai além da sombra que podem nos proporcionar. Elas melhoram o microclima da casa, pois a sua respiração ajuda a esfriar o ar em volta por meio do aumento da umidade do ambiente. Além disso, as plantas também retêm a umidade do orvalho e da chuva, o que ajuda a aliviar o calor em dias quentes de verão. Por isso, ter plantas em ambientes internos e externos, fora o seu papel decorativo, pode ajudar no conforto térmico da obra.

Além do telhado verde, outra tendência em paisagismo sustentável são os jardins verticais. Com um jardim vertical, é possível ter plantas decorativas ou uma pequena horta, mesmo em apartamentos ou lugares com pouco espaço. Além de deixar o ambiente muito bonito, irá favorecer, mais uma vez, o conforto térmico na obra. Quer aprender como fazer um? Confira o post Como montar um jardim vertical em Casa.

Outras medidas para o conforto térmico

Além da escolha de materiais que proporcionam conforto térmico na obra, outros cuidados podem ajudar nesse aspecto. Considerando que a maior parte do nosso território está no hemisfério sul, as aberturas maiores da casa devem ficar viradas para a fronte sul. Por esse lado ser menos ensolarado, é possível ter luminosidade nos ambientes sem grande incidência de calor. Para reduzir a temperatura e a sensação térmica dos ambientes, a ventilação é, também, bastante importante.

Uma casa bem ventilada depende do posicionamento de aberturas em paredes opostas, o que proporciona a ventilação cruzada. Nesse caso, são escolhas que devem ser feitas no momento do projeto, por isso, atenção nesse momento! São detalhes que podem fazer toda diferença no conforto térmico na obra, tornando seu espaço – residencial ou comercial – mais agradável e menos dependente de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

E você, já conhecia todas essas possibilidades para garantir o conforto térmico na obra? Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile