Plastprime

Materiais para obra podem retardar problemas e manutenções?

Tipicamente, obras de construção e reforma levam mais tempo do que o esperado para serem concluídas, estouram o orçamento planejado e criam muitas dores de cabeça para o proprietário. Felizmente, alguns critérios e um pouco de planejamento podem ajudar nessas horas, como a escolha dos materiais para obra que pode ajudar a evita problemas e a necessidade de manutenções prematuras. Nesse post iremos falar sobre a importância na escolha de materiais para obra como forma de garantir a qualidade e segurança destas. Siga a leitura:

Opte pela qualidade em materiais para obra

Na escolha de materiais para obra, a qualidade deve ser o principal critério buscando garantir a segurança do ambiente e também retardando a necessidade de reformas e pequenos reparos. Quando se planeja e executa uma obra sem o apoio de um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro, muitas pessoas se deixam levar pelas ofertas e preços milagrosos. Uma aparente economia neste primeiro momento pode se tornar uma despesa maior no futuro, pois estes materiais terão que ser substituídos antes do esperado e dependendo do local onde estão na construção, isso pode ser bastante complicado.

A importância do planejamento

Escolher materiais para obra que ofereçam qualidade é o primeiro passo. O segundo passo é planejar as quantidades necessárias e datas de recebimento de pedidos. Esse planejamento é, sem dúvidas, um dos fatores mais relevantes para o sucesso da construção. Em vez de estimar grosseiramente e “sair fazendo”, ao planejar uma obra é importante traçar cada etapa do processo antes mesmo de iniciar a execução. Dessa forma, é possível estimar as quantidades necessárias de material em cada etapa e sincronizar a entrega destas com fornecedores de confiança.

Isso porque quando falta material para a obra seguir adiante, joga-se dinheiro fora ao pagar mão de obra que fica ociosa esperando por essa material. Por outro lado, se o material é entregue antes da hora necessária, ele pode ocupar espaço no canteiro, o que atrapalha a execução da obra, além de correr o risco de deteriorar ou danificar A concepção integrada de projetos é uma metodologia moderna que busca reduzir esses tipos de desperdícios e problemas através da integração das equipes de trabalho desde o momento de concepção do projeto. Os resultados são redução de desperdícios, custos menores e melhor produtividade.

Evitando rachaduras e infiltrações

Rachaduras e infiltrações podem parecer problemas inocentes, mas não devem ser negligenciadas pois podem evoluir para problemas na estrutura da edificação. Elas são consequências da umidade combinada com problemas da época da construção da edificação, como a escolha de materiais para obra não adequados.

O aparecimento de infiltrações e rachaduras pode ocorrer em função de materiais para obra como a argamassa, concreto e gesso que a perder umidade, passam por uma redução de volume que gera uma retração e causa rachaduras e infiltrações. Outro material que também sofre retração é a madeira, que deve ser seca em estufa para evitar esse tipo de problema. Para evitar rachaduras e infiltrações, é importante contar com o acompanhamento de um profissional – como um arquiteto ou um engenheiro – e priorizar sempre o uso de bons materiais para obra, garantindo a qualidade da construção.

Economia a longo prazo

A escolha de materiais de boa qualidade pode implicar no aumento do custo inicial da obra. O maior investimento na fase inicial se reflete em custos menores com manutenção e menos problemas durante a vida útil do edifício, sendo assim uma economia a longo prazo. Isso não quer dizer que você vai necessariamente gastar mais, existem diversas formas de economizar em outros aspectos da obra.

E então, gostou das nossas dicas para retardar problemas e manutenções na sua obra? Conte para a gente nos comentários sobre a sua experiência e até a próxima! 

Sair da versão mobile