Plastprime

Como criar um paisagismo de jardim vertical?

Os jardins verticais são sucesso do paisagismo atual e representam uma importante mudança no conceito criativo desses espaços. Isso porque, em suas inúmeras propostas, podem representar composições modernas e cheias de estilo. E a tarefa não é difícil: com algumas dicas práticas, é possível criar um paisagismo de jardim vertical super bacana, adequado à proposta do seu ambiente – seja ele qual for! Quer saber mais? Confira no post de hoje algumas ideias bem fáceis de como criar um paisagismo de jardim vertical. Depois, é só colocá-las em prática para desfrutar de um espaço bonito e cheio de vida em sua casa!

1. Escolha o espaço para criar o seu paisagismo de jardim vertical

paisagismo

O primeiro passo é decidir onde você deseja construir o seu jardim vertical, organizando o espaço para isso. Prefira uma parede ampla, bem arejada e que receba boa luminosidade (essa última, preferencialmente natural). Um jardim vertical, para ser bem valorizado, precisa estar em local de destaque e em condições adequadas para as necessidades das espécies que serão cultivadas ali.

2. Monte a estrutura

A estrutura é que desenhará o layout do seu jardim vertical, merece atenção especial. Essa base deve ser firme, resistente, mas transparecer delicadeza – para que promova um design sutil e harmônico. O tamanho deve ser proporcional à parede escolhida e o material de textura leve, evitando que cause um visual carregado. É essa etapa que, de fato, dá início à construção do paisagismo do jardim vertical, por isso, deve ser pensada com carinho e cuidado.

3. Invista em vasinhos charmosos para o paisagismo de jardim vertical

Os vasos são componentes indispensáveis na produção de um paisagismo de jardim vertical, e devem ser escolhidos com inteligência para dar estilo ao projeto. Os modelos disponíveis hoje no mercado são variados, havendo opções para todos os tipos de proposta. É possível apostar, também, em ideias criativas e reutilizar materiais ditos sem utilidade – potes de vidro, latas, caixinhas de papelão, etc.

4. Pense bem nas variedades a serem cultivadas

Escolher as variedades é outro passo importante do paisagismo de jardim vertical, que envolve a análise de vários fatores. A palavra de ordem, aqui, é que as espécies escolhidas sejam adequadas ao ambiente que devem ser incorporadas. Se o seu jardim vertical for interno, prefira plantas de menor porte e com boa sobrevivência em locais fechados. Já se o jardim for construído em área externa, arroje com plantas mais imponentes e resistentes. Lembre-se, também, de que o paisagismo está diretamente relacionado com a estética, por isso, as plantas precisam se complementar entre si e promover um visual integrado, bonito e agradável.

5. Organize o jardim

Organização é a chave do sucesso no paisagismo e não deve ser esquecida na construção do seu jardim vertical. Faça a disposição das plantas de modo que elas possam ser valorizadas em sua individualidade, sem se confundir umas com as outras. Ainda, que se complementem e consigam destacar o seu ambiente – transparecendo charme e harmonia. Para isso, não deixe de fazer diferentes testes e composições – isso poderá facilitar a sua compreensão do espaço e gerar resultados ainda mais criativos!

6. Não esqueça da manutenção

A manutenção é uma das etapas que pode passar despercebida, mas é fundamental no trabalho de paisagismo para que seu projeto tenha continuidade. Isso porque, para que o seu jardim vertical permaneça sempre belo e com vida, são necessárias algumas rotinas de cuidado. Por exemplo, regue as plantas com frequência, apare as pontas secas dos galhos, retire as folhas mortas, invista em adubos e fertilizantes e tenha sempre atenção à incidência de possíveis pragas. Não esqueça, também, de que a limpeza faz parte dessa rotina e, portanto, mantenha seu jardim vertical sempre impecável e livre de poeira.

E então, o que achou das nossas dicas? Com certeza, o seu jardim vertical tem tudo para ficar lindo com essas ideias: coloque-as logo em prática e compartilhe sua experiência aqui nos comentários!

Sair da versão mobile