Plastprime

Quais as plantas para jardim vertical mais indicadas?

Você já ouviu falar sobre a tendência do jardim vertical? Está pensando em aderir a esse formato belíssimo em sua casa? Então, fique de olho no artigo de hoje, que está cheio de ideias para que você construa o seu!

A seguir, confira nossas dicas a respeito das plantas mais utilizadas para o jardim vertical, atentando para como elas podem destacar ainda mais o espaço. Com as espécies certas, o seu jardim vertical vai não somente ornamentar a sua casa, como também a trazer boas energias. Veja só e coloque já essa ideia em prática!

5 dicas de plantas para seu jardim vertical

1. Samambaia

samambaias jardim vertical

As samambaias são um clássico dos jardins verticais, já que trazem mais verde e fartura ao espaço. Trata-se de uma espécie muito popular e que apresenta fácil manutenção. Por isso, ela é ideal para incluir em sua parede verde – como também são chamados os jardins verticais.

Apesar de não possuírem flores, as folhas grandes em formato pontiagudo garantem a beleza da planta. Elas se desenvolvem melhor sob incidência solar indireta e bastante umidade, mas não aguentam temperaturas muito baixas (inferiores a 15º). O seu tamanho pode variar de acordo com a espécie em questão – algumas ficam com poucos centímetros, enquanto outras podem atingir cerca de 20 metros).

2. Bromélia

Essa é uma planta dotada de lindas e exóticas flores (geralmente em tons de vermelho), ideais para trazer um pouco mais de alegria ao seu jardim vertical. As bromélias são imponentes e muito utilizadas principalmente em ambientes externos, já que gostam de luminosidade para desenvolverem-se.

Além de bonitas, são práticas para construir uma parede verde, já que suas raízes não são profundas, possibilitando o plantio sobre estruturas de madeira. Uma dica é misturar espécies diferentes dessa planta para garantir um espaço ainda mais harmonioso e cheio de vida!

3. Peperômia

Essa planta ornamental, muito utilizada em jardins verticais internos, apresenta características semelhantes as da samambaia.

A peperômia não possui flores, mas se destaca pela beleza singular de suas folhas – arredondadas, densas e de cor verde forte. O seu cultivo é fácil, tendo como maior ponto de atenção a rega diária. Ainda, para o seu bom desenvolvimento, é preciso cuidar também a incidência solar direta – já que o sol direto pode queimar a planta. O ideal é mantê-las em locais sombreados, mas que apresentem boa ventilação e luminosidade.

4. Rosário

Também conhecida como colar-de-perolas, essa planta tem tudo a ver com os jardins verticais. É uma espécie resistente e de visual bastante diferente. O destaque se deve pela sua longa e fina ramificação, além das pequenas folhas de formato circular – motivo pelo qual recebe esse nome.

Na primavera, ainda, podem ser percebidas pequenas flores de cor branca, com perfume muito agradável, ajudando a perfumar seu jardim. O rosário pode atingir até 1 metro de comprimento e é bastante resistente a variações de temperatura. Sem dúvida, uma plantinha que vai fazer a diferença em sua parede verde!

5. Orquídeas

Essa linda e delicada variedade também é uma boa opção para seu jardim vertical. Apesar de os cuidados exigidos serem um pouco mais rigorosos do que o exigido pelas demais plantas citadas aqui, o esforço acaba valendo a pena pelo seu belo papel ornamental.

As orquídeas trazem charme, alegria e boas energia ao espaço, com muita cor e perfume. Para mantê-las sempre bonitas, é preciso realizar a rega diária – mas sem deixá-las encharcadas, certo? Também deve-se investir em adubo e inseticidas naturais (preferencialmente à base de água), além de garantir a exposição continua à luz solar.

Agora, é só colocar as ideias em prática e construir o seu próprio jardim vertical. Essas são algumas das variedades mais indicadas para esse espaço, mas isso não significa que você não pode misturar com outras ideias, certo? O importante é criar um jardim que combine com o seu ambiente e sua personalidade e que traga boas energias!

E então, pronta para começar o seu jardim vertical? Não deixe de conhecer o Módulo para Jardim Vertical da linha Isto! da PlastPrime. Assim, criar uma parede verde bonita ficará ainda mais prático! Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua mensagem nos comentários!

Sair da versão mobile