Ícone do site Plastprime

O que plantar no outono: horta e jardim!

O outono é conhecido como a estação das folhas secas e da baixa floração, o que leva a acreditarmos que não é uma época muito boa para quaisquer manuseios nas hortas e jardins. Mas a realidade é que o outono pode ser uma ótima estação para quem quer iniciar certos plantios. O período é mais úmido, as temperaturas ficam amenas e o sol não é tão quente – ou seja, o cenário ideal para semear diferentes variedades. Mas o que plantar no outono?

Acompanhe no artigo de hoje dicas sobre as principais espécies para horta e jardim para cultivar nessa estação e deixar o seu espaço ainda mais verde e bonito, bem como algumas dicas de cuidados para a época. Vamos lá?

Por que plantar no outono?

Ainda que muitos acreditem que a época não é propícia para o plantio, o outono apresenta inúmeras vantagens que facilitam o bom desenvolvimento das espécies. Nessa época do ano, o solo ainda não está tão frio, mas já apresenta boa umidade para as práticas de jardinagem.

Ainda, é um período no que o sol não está demasiadamente quente – ou seja, não é capaz de queimar as folhas. Então, plantar no outono é uma ótima alternativa para quem quer garantir condições favoráveis de solo e clima para as espécies.

O que plantar no outono na horta?

As variedades que podem ter seu plantio iniciado no outono em sua horta caseira são muitas. Dentre aquelas que mais bem se desenvolvem nesse período, temos: a couve, a alface, a cebola, a rúcula, o agrião, o aipo, a salsa, a cenoura, o nabo, o rabanete, o repolho, a chicória, a acelga, a cebolinha, o manjericão, o espinafre, o feijão, o morango e o alho poró.

Todas essas podem ser cultivadas no outono, porém, para cada uma delas, devem ser observadas as peculiaridades próprias de plantio.

E o que plantar nessa estação?

Para quem quer deixar o jardim mais bonito, colorido e florido, o outono também pode ser um ótimo período para dar início ao plantio. Entre as espécies que podem ter seu cultivo iniciado nessa época do ano estão:  

Uma boa ideia é combinar essas variedades entre si, de acordo com suas necessidades, para promover um visual harmonioso e colorido no jardim.

Quais são os cuidados para plantar no outono?

Escolher as espécies certas é o primeiro passo para garantir um plantio eficiente no outono. No entanto, para resultados realmente satisfatórios é importante garantir alguns cuidados de manutenção. Confira aqui o que não pode ficar de fora da sua rotina para um bom plantio de outono:

E então, agora você já sabe o que plantar no outono? E quais os cuidados básicos que devem ser colocados em prática para que seu jardim ou horta esteja sempre saudável? Use as dicas que compartilhamos aqui com você e mãos à obra!

Com as espécies certas e as rotinas de manutenção adequadas você pode fazer do outono a melhor estação para o plantio.

E para saber mais sobre como ter uma horta ou jardim saudável o ano inteiro, baixe o e-book que preparamos com um guia para o jardineiro iniciante.

Sair da versão mobile