Plastprime

Como plantar alface em casa?

Quando se quer mudar um hábito ruim ou acrescentar novos hobbies no seu dia a dia, não importa se você mora em uma casa ou em um apartamento. São muitas as dicas que se vê pela internet de como se pode transformar a rotina agitada em atividades que lhe ajudem a ter mais energia e saúde. E uma dessas mudanças pode ser a construção de um jardim comestível bem pertinho de você.

Quando se pensa em ter uma horta em casa, muitas vezes, vamos direto para a ideia de pequenos vasinhos com temperos que usamos nos pratos do dia a dia. Mas a atitude de ter uma alimentação mais saudável pode ir muito além disso. Que tal começar a plantar hortaliças no seu jardim? A alface, por exemplo, é um alimento rico em fibras, que tem baixo valor calórico e se apresenta em nossas saladas de inúmeras maneiras: verde, roxa, crespa, americana, lisa. E então, quer descobrir como plantar alface em casa? É muito fácil! Confira, a seguir, nosso passo a passo para iniciar ou complementar sua vida mais saudável plantando hortaliças em seu jardim.

O que você precisa para plantar alface em casa

alface

O jeito mais fácil de começar o plantio é usando o talo do alimento. Deixe-o em um pote com dois centímetros de água até que apareçam algumas raízes na parte de baixo dele e algumas folhas novas na parte de cima. Esse é o momento de transplantar o alimento para um recipiente com terra.

Onde você pode plantar alface

Existe uma grande variedade de recipientes que podem ser utilizados para o plantio em casa. Podem ser  vasos, floreiras, garrafas PET, caixotes de madeira, verticalmente, ou direto na terra pra quem tem pátio. Para o plantio, encontre um vaso que tenha, pelo menos, um palmo de profundidade e largura para que a alface possa se desenvolver melhor. A floreiras são as mais indicadas justamente porque têm esse espaço necessário e possibilitam serem plantados mais de um talo por vez.

Que tipo de terra é preciso para plantar alface

Na hora de montar o local onde irá plantar alface, encontre terra bem nutrida, com poucas impurezas e rica em matéria orgânica. Um grande aliado para isso é o húmus, que ajuda também a neutralizar um pouco a acidez do solo, já que para a alface precisa estar com o pH entre 6 e 7.

Qual é a condição climática necessária para plantar alface

Para o melhor desenvolvimento de sua alface, encontre um local para deixar seu vaso ou uma terra que receberá o plantio que não ultrapasse a temperatura ambiente de 25°C. Ela precisará de bastante luz solar, mas se na sua área o sol for direto, a alface vai precisar de regiões com sombra.

Como é a rega da alface

A rega deve acontecer dia sim, dia não, somando quatro dias de água. A dica é notar que a terra está ficando úmida, mas não encharcada. Se a sua escolha de plantio foi o uso de vasos clássicos, faça furinhos na sua base para que o excesso de água saia e não deixe a terra alagada, ou, então, coloque areia ou argila na base do vaso antes da terra, para que a drenagem do recipiente aconteça por completo.

Em quanto tempo é possível colher alface

Tudo depende do tipo de alface que você plantou, mas a base de crescimento é entre 60 a 90 dias. Para saber quando chegou a hora da colheita do seu novo alimento, é só verificar se as folhas nascidas são volumosas e têm a cor adequada ao tipo de alface escolhido. Sempre que se quer colher a alface, se deve tirar tudo do solo, até a raiz. Assim, ali pode ser plantado novamente outro talo.

Vamos recapitular os pontos principais do que é preciso para plantar alface em casa?

Viu como é fácil plantar alface em casa? Existem outras plantas que combinam com os  jardins verticais e assim que você for aprendendo como transformar sua hortinha em um local repleto de alimentos saudáveis e orgânicos, vai querer comer salada em todas a refeições do seu dia!

E então, pronta para plantar alface em casa? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sair da versão mobile