Plastprime

Como proteger as plantas da geada?

Com as baixas temperaturas do inverno, é comum que as geadas sejam uma ameaça para os jardins e plantações. Esse fenômeno natural é capaz de queimar as folhas e os caules, e pode destruir plantações inteiras de uma só vez se nenhuma estratégia para proteger as plantas for adotada. Algumas espécies, como as tropicais, são mais sensíveis e, por isso, é preciso ter alguns cuidados com esse fenômeno típico da estação mais fria do ano. Para ajudá-la, confira nossas dicas infalíveis para proteger as plantas da geada.

Para proteger as plantas, cobri-las pode ser uma boa opção

Como proteger as plantas contra a geada

Assim como nós, humanos, as plantas também precisam de proteção no frio. Usar TNT ou plástico para cobrir as espécies é uma boa forma de protegê-las durante uma geada. Mas atenção: é preciso ter muito cuidado para não amassar as folhas ou impedir a “respiração” delas. As mais sensíveis podem ser cobertas com lonas ou plástico bolha, e outras com lençóis. É interessante também colocar estacas em torno das plantas para reforçar que os “cobertores” não encostem nas folhas.

Regue as plantas, mas com cuidado

Diferentemente do verão, regar as plantas no inverno exige mais cuidado. O ideal é molhar mais a terra sem regar as folhas, pois as gotas de água facilitam que a geada as queime. Outra dica para proteger as plantas é escolher regá-las no final da tarde, antes da noite, ou em horários mais amenos. No entanto, é preciso ficar de olho no termômetro e evitar a rega quando a previsão estiver abaixo dos 10 graus. Também é importante reduzir a frequência nessa época, pois a evaporação é bem mais demorada do que no verão.

Organize os vasos e, se preferir, leve-os para áreas cobertas

Com a ação do vento, da chuva e do frio, se você tiver vasos plantados, nada melhor do que levá-los para áreas mais quentinhas e cobertas, como sua própria casa. A dica é bem simples, mas pode proteger as plantas – e muito. Se você tiver janelas e espaço, prefira colocar os vasos perto da claridade para que as plantas recebam mais luminosidade. Além disso, vale reforçar a dica anterior sobre a rega. Quando estão dentro de casa, as plantas precisam se menos rega, e, longe das ações do tempo, a evaporação será ainda mais demorada – por isso é comum que a planta armazene água por um período bem maior.

Aposte nos adubos especiais

Uma planta bem nutrida é uma planta forte e protegida. Adubar nunca é demais quando se fala em cuidar e proteger as plantas, mas, no inverno, alguns truques podem melhorar a adubação. Adubos com fósforo e potássio abundantes e pouco nitrogênio são os melhores para que as plantas resistam às baixas temperaturas. Raspas de madeira e sacos de farinha são opções de adubo ricas nessas substâncias, que ajudam a manter as raízes saudáveis e protegidas. Você pode começar a apostar nesses adubos logo no início do outono ou começo do inverno.

Preste atenção às espécies e nas suas necessidades

Algumas espécies sofrem com a ação da geada, outras são mais resistentes, como é o caso do Alecrim, da Azaleia ou das amorinhas. Pesquisar sobre as suas espécies é uma dica para pensar em soluções mais criativas para proteger as plantas: algumas exigem mais adubo, outras precisam ser cobertas com jornal ou com outro material, há aquelas que demandam mais irrigação e assim por diante.

Para deixar seu jardim perfeito com essas e outras dicas de jardinagem, continue acompanhando nosso blog. Não deixe de conferir, também, os acessórios para deixar seu jardim ainda mais bonito e bem cuidado e até a próxima!

Sair da versão mobile