Plastprime

Quais são as espécies ideais para plantar no inverno?

Não é porque a estação mais fria do ano está chegando que a sua horta vai perder o encanto! Você também pode plantar no inverno diversas espécies e ter uma horta linda o ano todo! Aproveitar os dias mais fresquinhos para a construção da sua horta, por exemplo, pode ser uma ideia inteligente e que garantirá bons frutos mais à frente. Desde que o espaço disponível seja bem arejado e posicionado para receber incidência de luz solar, você não terá nenhum problema. Muito pelo contrário, a sua horta tem tudo para se desenvolver de forma ainda melhor! Para ajudá-la nisso, confira, a seguir, algumas das espécies mais indicadas para plantar no inverno e comece logo a planejar as novidades de sua hortinha!

7 espécies para plantar no inverno em sua horta caseira

1. Alface

Essa é a hortaliça que vai te provar que plantar no inverno pode ser muito mais vantajoso. A alface, de consumo tão comum no Brasil, apresenta ótimo desenvolvimento quando plantada sob temperaturas frias. Ainda que sobreviva aos dias quentes, é nessas condições que apresenta melhores resultados – seja em qualquer uma de suas variedades: lisa, crespa, romana, etc. Como demais cuidados, algumas horas de sol diárias, um solo rico em nutrientes, além de rega continua (o solo deve permanecer levemente úmido) são recomendados.

2. Rúcula

A rúcula, hortaliça de pequeno porte e coloração verde, é outra variedade que apresenta bom desenvolvimento sob baixas temperaturas. Inclusive, quando plantada em alta temperatura, acaba florescendo precocemente. O seu plantio é feito por sementes e pode ser realizado diretamente no solo ou em vasos. Indica-se que fique em exposição direta ao sol nos períodos do inverno e outono, e a colheita deve ocorrer entre 30 e 50 dias após ser semeada.

3. Agrião

O agrião, que tem caráter perene e apresenta rápido crescimento, pode ser tranquilamente cultivado durante o inverno. Essa variedade, que pode chegar a mais de um metro de altura, prefere viver a temperaturas entre 10°C e 20°C. Quando plantado sob estas condições, a colheita tende a ocorrer após 70 dias, desde que alguns cuidados básicos sejam observados: irrigação diária, solo bastante úmido, pH neutro ou levemente alcalino e controle de pragas.

4. Couve

Esse vegetal de coloração verde, folhas arredondadas e forma arbustiva pertence à característica herbácea e tem seu ciclo de vida anual. A couve vive muito bem sob temperaturas amenas, sendo indicada para se plantar no inverno. Ela é capaz de resistir até a -10ºC, acredite! Para o plantio, você pode utilizar um vaso ou jardineira, distribuindo as sementes a uma distância de 0,5 cm entre elas. É importante irrigar diariamente, adubar o solo, utilizar fertilizantes do tipo NPK e realizar a colheita frequentemente.

5. Rabanete

O rabanete pertence à família Brassicaceae, sendo como uma boa opção para plantar no inverno. Ele deve ser plantado a partir de sementes, em solo bem drenado e rico em matéria orgânica. A germinação dessa espécie é rápida e ocorre logo após 5 dias do plantio A colheita, geralmente, pode ser realizada depois de 3 ou 4 semanas.

6. Repolho

Fazer o plantio do repolho durante o inverno é uma opção bastante inteligente. Isso porque essa planta herbácea, de baixo porte, é bastante tolerante a temperaturas geladas. Quando cultivada sob luz solar direta, solo fértil e úmido, é capaz de produzir excelentes exemplares para sua hortinha orgânica!

7. Beterraba

A beterraba pode ser plantada no seu canteiro ou horta, preferencialmente por meio de transplante. Trata-se de uma espécie enraizada e com ciclo bienal. As baixas da temperatura são de extrema importância no cultivo dessa variedade, já que elas estimulam o seu florescimento. Vale lembrar que, para crescer de forma saudável, é preciso mantê-la em local com boa incidência solar e em solo levemente úmido (cuidado para não o encharcar).

Agora ficou fácil decidir o que plantar no inverno, não é? Aposte nessas variedades e o sucesso da sua horta será garantido! Para outras dicas de como fazer seu cantinho verde em casa, baixe gratuitamente nosso e-book. Até a próxima!  

Sair da versão mobile