Plastprime

Como cuidar das plantas no inverno?

A estação mais fria do ano já chegou! Mas não é só você que sofre com o ar gelado: suas plantas também acabam arcando com as consequências. O clima do inverno pode prejudicar – e muito – a saúde das plantas, pois a temperatura baixa e a umidade latente são agressoras diretas.

Desta forma, cuidar das plantas no inverno demanda alguns cuidados especiais. No post de hoje, preparamos algumas dicas para que você ajude suas plantas a sobreviverem ao inverno! Confira e mantenha a beleza do seu jardim!

1. Conheça as plantas que você tem em casa

É fundamental que você conheça as plantas que tem em casa, bem como suas respectivas necessidades, para poder adaptar corretamente os cuidados nos dias de inverno. Enquanto que para algumas espécies o frio pode não trazer grandes prejuízos, para outras ele pode ser uma grande dificuldade. Por exemplo, a violeta é uma espécie que se adapta bem às temperaturas baixas. Já a kalanchoe precisa de boa iluminação solar para se desenvolver. Nossa dica: vale uma pesquisa mais a fundo sobre cada uma das espécies e uma conversa com um profissional do ramo para poder conhecer melhor as plantas que você tem em casa.

2. Verifique o local onde estão suas plantas

Certifique-se de que o local em que se encontram está devidamente preparado para as necessidades das plantinhas. Se elas ficam na rua, o ideal é que você tente realocá-las para um local com menos exposição ao frio – quem sabe trazê-las para dentro de casa, ou, então, para uma área na qual o vento não seja tão direto? Aproxime-as de paredes ou pilares. Ainda, se estiverem diretamente no chão, uma dica importante é colocá-las sobre alguma estrutura (podem ser pallets, estrados, tocos) – isso ajudará para que elas não absorvam tanto o frio e umidade.

3. Reduza a frequência da rega para cuidar das plantas no inverno

Já que a umidade aumenta com o frio, as plantas acabam retendo mais água durante o inverno, por isso, é importante alterar as rotinas de rega. Se você costuma molhá-las de duas a três vezes por semana, o ideal é que diminua para uma; se costuma o normal é uma vez por semana, dê um espaçamento de 10 a 15 dias, e assim por diante.

4. Dê mais atenção para a luminosidade

É no inverno que a luminosidade ganha real protagonismo no desenvolvimento das plantas. Com a temperatura muito gelada e a alta incidência de vento, o sol surge como alternativa de aquecimento para o ambiente e, consequentemente, para as plantas. Por isso, tente deixá-las em local privilegiado, em que haja maior incidência de luz solar. Mesmo as plantas que não gostam do contato direto com o sol precisam de uma dose extra de luz e calor durante esta estação.

5. Invista em cuidados específicos

Com o frio, as plantas tendem a necessitar de mais (e mais específicos) nutrientes para sobreviver. Por isso, neste período, é preciso investir em adubos propícios, que auxiliam no desenvolvimento das espécies e reduzem as consequências do frio. Procure em lojas do segmento por produtos de qualidade, que atendam às necessidades de suas plantas no inverno.

6. Aproveite o inverno para renovar

Nem tudo está perdido, pois o inverno também pode ter benefícios. Por isso, a grande dica do post de hoje é: o frio é a melhor época para renovar! Pense em novas variedades, pesquise sobre espécies que se adaptam bem ao frio e tendências para o jardim. Coloque a mão na massa, compre novos utensílios, reveja suas mudas – retirando aquelas partes que estão mais secas e plantando novas no lugar. É época de renovar, pois logo o verão chegará para deixar seu jardim radiante! O inverno pode trazer seus prejuízos, mas desde que você saiba como contorná-los, suas plantinhas poderão, sim, ter vida longa. Todo cuidado vai valer a pena, por isso, aplique nossas dicas para cuidar das plantas no inverno e garanta um belo jardim o ano todo!

Como você cuida de seu jardim nessa época fria? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile