Ícone do site Plastprime

5 plantas que podem fazer mal para animais de estimação

Se não tomarmos os devidos cuidados, ter plantas em casa pode ser um risco para nossos animais de estimação. Isso porque, seja para aliviar desconfortos estomacais ou por pura curiosidade, cães e gatos costumam mastigar flores, folhas e gramas do jardim. Por isso, fizemos uma lista com 5 plantas para evitar colocar em casa ou deixar fora do alcance dos pets. Confira:

Espada de São Jorge

Uma planta muito comum nos lares brasileiros por conta da crença de que traz prosperidade. Porém, se for ingerida por seu bichinho de estimação, poderá trazer dificuldade de movimentação e de respiração, por conta da irritação da mucosa e salivação intensa. Sendo assim, se o seu pet tem o costume de comer as plantas, é melhor não ter essa espécie em casa

Antúrio

Uma planta muito linda, mas o Antúrio também pode fornecer riscos à saúde de nossos bichinhos! Ao serem ingeridas, causam queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia. Por isso, está na lista das plantas que devem ser evitadas no quintal com bichos de estimação.

Azaleias

Apesar de muito linda e muito comum de estarem presentes nas casas como plantas ornamentais, a Azaleia pode causar sérias intoxicações em pets.  Apesar de delicadas, se ingeridas, podem causar distúrbios digestivos durante até 6 horas após o consumo! Elas também podem provocar disfunções cardíacas. Quando ingeridas, os sinais clínicos mais comuns são os gastrointestinais, cardiovasculares e do sistema nervoso central.

Copo-de-leite

Essa planta tão encantadora, pode causar problemas não apenas se for ingerida, mas também pelo contato. Se o seu pet comer um Copo-de-leite, ele poderá ter irritação nas mucosas, dor severa e edema de glote (que dificulta a respiração). O contato com os olhos pode provocar irritações. Você deve prestar muita atenção, pois, todas as partes da planta são consideradas tóxicas, por isso, é fundamental evitar contato dos seus pets com ela!

Violeta

O problema da Violeta não está em suas flores, mas sim nas sementes e caules, que são altamente tóxicos. Ao ingerir doses altas, o bichinho poderá sofrer de gastrites severas, depressão respiratória e circulatória, vômitos e diarreias.

Agora que já conhecemos algumas das plantas que podem ser um risco para a saúde dos nossos pets, melhor mantê-los longe delas! Veja também o post sobre “Como ter plantas e animais de estimação em um ambiente harmonioso?”

Fonte: Veja

Sair da versão mobile