Plastprime

Plantas para apartamento: em quais espécies apostar?

Há quem diga que as plantas cultivadas em apartamento têm seus dias contados, e que a manutenção exigida vai além daquela convencional. Mas, calma, não é bem assim! As condições das plantas para apartamento podem realmente ser um pouco menos favoráveis em determinados casos, mas isso não significa que você precise abrir mão dos famosos “verdes” em seu lar.

Sabendo escolher as plantas adequadas e administrando os cuidados demandados, você consegue garantir um bom desenvolvimento das espécies, além de um colorido e uma energia que somente elementos naturais podem proporcionar. Então, quer saber como acertar em cheio na escolha das suas plantas para apartamento? Confira, neste artigo, quais espécies são uma boa aposta para o seu apartamento!

01. Espada-de-São-Jorge é preferência entre as plantas para apartamento

Essa é uma variedade de grande atuação ornamental, que fica muito bonita quando plantada em vasos. Ela tem fácil adaptação aos ambientes, por isso, é muito recomendada para interiores: a irrigação é espaçada (uma vez por semana ou a cada 15 dias) e a incidência solar pode ser indireta.

2. Zamioculca

A zamioculca tem grande destaque na decoração de interiores, já que é exótica e muito bonita. Suas folhas são bem-desenhadas e chamam atenção pelo aspecto viçoso e de cores marcantes. Como cuidado, indica-se a proteção contra a luz solar direta. Essa é uma das plantas para apartamento com manutenção mais prática que você pode encontrar!

3. Pau d’água

Trata-se de uma espécie comum em ambientes fechados, que atinge médio porte e aparência muito peculiar. Ela é super resistente ao ar condicionado e não exige exposição solar. O único ponto a ser cuidado é a rega, que deve ser diária.

4. Violeta

Esta é a flor típica dos apartamentos, e que deixa qualquer ambiente mais encantador. A violeta, em suas variadas cores, pode fazer toda a diferença na composição do espaço. Os cuidados para o seu bom desenvolvimento incluem temperatura amena e exposição solar apenas indireta.

5. Jiboia

A jiboia é uma espécie de cultivo que apresenta bom desenvolvimento em ambientes fechados. Ela gosta de sombra e temperaturas mais amenas, e pode ser colocada em floreiras ou vasos suspensos – já que o seu crescimento é pendente. Outra ideia que está super em alta é alocar espécies como essa em jardins verticais – fica um charme!

6. Cactos

O cactos compreende uma variedade exótica de planta, que fica bem combinada em projetos de decoração. Muito usado entre as plantas para apartamento, apresenta forte resistência à seca e não exige exposição solar: é muito adaptável, seja qual for o ambiente.

7. Pacová

Planta de caráter ornamental, a pacová – que apresenta folhas brilhantes – é outra excelente alternativa para apartamentos. Ela exige baixa exposição solar e solo úmido. Fica muito bonita quando cultivada em vasos imponentes e coloridos.

8. Pleomele

A pleoleme é muito comum em espaços internos, por ser de fácil cultivo. Exige exposição solar indireta, por isso, nesse contexto, deve ser colocada próxima a portas ou janelas. Pode ser cultivada em vasos e seu porte é médio.

9. Clorófito

O clorófito tem aparência muito interessante e fica bem combinado em vasos suspensos. Suas folhas misturam tons de verde claro e escuro e são um charme na decoração de interiores. Como cuidados, destaca-se um pouco de exposição solar e rega regular.

10. Gérbera

Outro exemplo de flor que faz sucesso na decoração dos apartamentos é a gérbera. Com suas pétalas coloridas e cheias de vida, são capazes de transmitir boas energias ao ambiente. A rega deve ser regular, e o ideal é que essa variedade seja colocada em local próximo à janela. Não dá para deixar a beleza das plantinhas de fora do seu apartamento, não é mesmo? Mas, apostando nas variedades corretas, fica fácil garantir um ambiente bonito e cheio de vida. Escolha aquelas que mais bem combinem e se adaptem às suas condições de moradia e comece logo o plantio!

E então, em quais espécies de plantas para apartamento você vai apostar? Conhece alguma outra que seja ideal para esses ambientes? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile