Plastprime

Plantas para áreas de piscina: quais usar?

A jardinagem é parte importante da ornamentação de ambientes, principalmente dos externos. Pensar, então, nas plantas para áreas de piscina deve ser uma importante tarefa a ser incluída no planejamento e construção da sua casa. O espaço merece atenção, garantindo o aproveitamento adequado, e as opções são muitas: é possível criar um espaço elegante, harmonioso e rico em detalhes. Para isso, vale reforçar que existem algumas espécies que melhor se adaptam a esse espaço e, ainda, valorizam a proposta de decoração. Quer conhecê-las? Confira, a seguir, algumas das variedades mais indicadas para incluir na área da piscina.

1. Palmeira é uma das boas apostas de plantas para áreas de piscina

Palmeiras. Plantas para áreas de piscina

As palmeiras são vistosas e têm beleza singular, além de se destacarem pela forte resistência: sobrevivem bem a temperaturas extremas. Pelo porte de grande a médio, tendem a deixar a área mais aconchegante e sofisticada – tudo que um espaço como esse precisa! Uma dica importante é atentar para a espécie, pois algumas podem ficar muito grandes e acabar não sendo tão ideais para a sua casa. Dentre as principais sugestões estão a palmeira das canárias (phoenix canariensis), a palmeira-fênix (phoenix roebelenii), a palmeira triangular (dypsis decaryi) e o jerivá (syagrus romanzoffiana).

2. Gardênia

A gardênia (gardenia jasminoides) é uma belíssima espécie, com fartos arbustos verdes e flores de cor branca. Ela tem um perfume sem igual e se destaca pela delicadeza dos seus detalhes. É uma das plantas para áreas de piscina e jardins mais utilizadas, já que, além das qualidades estéticas, exigem cuidado e manutenção simples. Para o espaço da piscina, ela é uma boa aposta: já que não causa grandes sujeiras e harmoniza o visual.

3. Hibisco

Se a ideia é manter o espaço sempre alegre com plantas para áreas de piscina, a dica é apostar no hibisco (hibiscus rosa sinensis), já que floresce praticamente o ano inteiro. Ele é bastante resistente a agentes externos, como o vento e o calor, se adaptando facilmente. Trata-se de uma árvore bonita, de flores de cor vermelha e aspecto vistoso. Por isso, uma grande aposta para a composição do paisagismo da piscina.

4. Abélia

As flores têm, mesmo, predileção no jardim, já que deixam o espaço mais alegre e formoso. Pensando nisso, a abélia (abelia grandiflora) é outra variedade que se destaca e tem tudo para fazer uma excelente composição com as águas cristalinas da piscina. O arbusto é farto, as folhas mudam de cor de acordo com a estação e as flores prometem ser presença constante. Outra vantagem é a resistência apresentada, já que elas conseguem suportar oscilações de temperatura.

5. Helicônia

Planta de folhagem viçosa, a helicônia (heliconia sp) é um charme quando trabalhada na ornamentação de áreas externas (aliás, ela é muito comum em grandes projetos de decoração). A helicônia traz energia e irreverência, já que tem design exótico e perfume marcante. As flores, de tonalidade laranja escura, têm formato semelhante ao de pássaros e representam o charme dessa variedade.

6. Dragoeiro

De origem bastante antiga, essa espécie é uma escolha inteligente para áreas grandes. O dragoeiro é bastante resistente, tem vida longa e chega a atingir 15 metros de altura. Para o espaço em questão, essa espécie é uma alternativa que ajuda a valorizar e trazer aconchego. Tem troncos largos, bem trabalhados e conta com fartos arbustos, e o plantio geralmente é feito diretamente no solo, mas pode ser, também, em vasos. Escolhendo as espécies certas e trabalhando um bom paisagismo, é possível garantir um jardim bonito e harmonioso. Pense nisso e comece a planejar os novos detalhes da sua área da piscina. Vai valer a pena: ela ficará mais bonita do que nunca!

E então, gostou de nossas dicas de plantas para áreas de piscina? Como você utiliza as plantas em seus projetos de paisagismo? Conte para nós pelos comentários e até a próxima.

Sair da versão mobile