Plastprime

Sustentabilidade: como fazer sua parte para ajudar o planeta

A sustentabilidade ambiental é um conceito cada vez mais presente, e que já se encontra incorporado nos hábitos de vida de muitas pessoas que se preocupam com o reflexo de suas ações e escolhas no futuro do planeta. O debate em torno da sustentabilidade é centrado no uso consciente dos recursos naturais e a busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente Para lhe ajudar a ter atitudes mais sustentáveis na sua rotina, listamos, a seguir, algumas formas simples de ter atitudes mais sustentáveis e colaborar com o futuro do planeta em que vivemos. Acompanhe.

1 – Não usar canudinhos contribui para a sustentabilidade

Os canudos plásticos têm uma vida útil de apenas alguns minutos – o tempo que você demora para consumir a sua bebida – e podem levar até 200 anos para se decompor na natureza. Sabe-se que, hoje, cerca de 4% de todo o lixo plástico do mundo é composto por canudos.

Quando os canudos plásticos acabam parando no mar, eles podem ser responsáveis pela morte de animais marinhos, como tartarugas, que o ingerem acidentalmente. Evitar o uso de canudos plásticos é uma forma de trazer a sustentabilidade para o seu dia a dia. Já existem opções de metal inox e de vidro, que podem ser levadas na bolsa e higienizados com escovas especiais após o uso.

2 – Diminuir o uso do carro

Os combustíveis fosseis que fazem o seu carro se mover são os grandes vilões do efeito estufa. Você não precisa vender o seu carro para estar ao lado da sustentabilidade, mas pequenas ações, como eventualmente usar o transporte público ou realizar pequenos deslocamentos de bicicleta ajudam a fazer a diferença.

3- Optar por materiais sustentáveis

Escolher materiais que usam em sua composição matérias-primas recicladas é uma forma de ajudar o planeta, ao fazer com que o ciclo de vida dos materiais seja mais extenso. A PlastPrime produz em sua linha de Pisos e Materiais para Jardim uma variedade de produtos que utilizam em sua composição o plástico oriundo da reciclagem de caixinhas longa vida.

4 – No escritório: imprimir apenas o que é necessário

O hábito de imprimir documentos e materiais para reuniões em escritórios é um costume nada sustentável, tanto pelo uso do papel como da tinta. A sugestão é que se imprima apenas o que é necessário e, quando possível, utilizar os dois lados da folha. Outra forma interessante de trazer sustentabilidade para aquelas impressões que são imprescindíveis é utilizar a Ecofont – uma fonte com pequenos buraquinhos entre as letras que reduz o uso de tinta em até 25%.

5 – Pausa para o café: não esquecer de levar a sua caneca

A pausa para o cafezinho é um momento de descontração na maioria das empresas. Infelizmente, ainda é bastante comum encontrar nesses espaços empresariais copos plásticos descartáveis, que contribuem significativamente com a poluição do meio ambiente e esgotamento dos recursos naturais. Para trazer a sustentabilidade para a pausa para o café, não esqueça de usar sua caneca.

6 – Hora das compras: lembrar de levar a sacola reutilizável

O uso de sacolas plásticas descartáveis é outro hábito que vai totalmente contra as práticas de sustentabilidade. Uma sacola usada apenas uma vez pode levar mais de 200 anos para se decompor na natureza. Ao fazer suas compras no supermercado, lembre-se sempre de levar sacolas de tecido reutilizáveis. Dica bônus: se você acaba esquecendo de pegar as sacolas antes de sair para as compras, deixe-as no carro!

7 – Economizar energia

A produção de energia elétrica é uma das grandes responsáveis pelo uso dos recursos naturais do planeta. Pequenas atitudes podem ser incorporadas no dia a dia para reduzir o consumo de energia e ajudar o planeta. Usar da melhor forma a luz natural, evitar o uso de ar condicionado e adotar as lâmpadas de LED nos ambientes são algumas delas.

8 – Economizar Água

A água doce e potável é um recurso finito e essencial para a vida. No entanto, a ONU estima que, até 2050, cerca de dois terços da população do planeta sofrerão com a escassez de água. Entre as ações que podemos tomar para colaborar com a sustentabilidade da vida no nosso planeta, economizar água, sem dúvidas, é uma delas. Existem diferentes maneiras simples e inteligentes de economizar e reutilizar a água.

E então, gostou das nossas dicas para trazer a sustentabilidade aos seus hábitos cotidianos? Conte nos comentários sobre as ações que você já pratica no seu dia a dia e até a próxima. 

Sair da versão mobile