Plastprime

4 principais problemas em quadras esportivas

Quadras esportivas costumam ser um espaço disputado por todas as faixas etárias em condomínios, escolas ou clubes para a prática de esporte, lazer e diversão. São espaços atrativos e valorizados por viabilizarem a prática de várias modalidades esportivas em um só lugar, como futebol, voleibol, basquete e handebol. Porém, a manutenção da infraestrutura desses espaços nem sempre é uma tarefa fácil.

Para que não se torne um espaço ocioso ou gerador de problema, algumas escolhas no projeto do espaço podem ser fundamentais para evitar problemas em quadras esportivas. Ao construir ou reformar uma quadra esportiva – é importante entender a relação entre piso e o substrato. O substrato – a parte que fica embaixo -, normalmente, é feito em concreto, e é nele que devemos ter atenção para a questão de nivelamento e drenagem.

O piso ou revestimento pode ser de diferentes tipos, como grama sintética, madeira ou material plástico. As características funcionais dependem da interação entre substrato e revestimento, por isso, algumas escolhas são relevantes para evitar problemas em quadras esportivas. Conheça os principais:

1 – Nivelamento e drenagem de quadras esportivas

O nivelamento correto do piso impede o acúmulo de água, o que garante a segurança dos usuários, já que o problema pode levar a quedas e lesões. O acabamento ou revestimento do piso também é de fundamental importância. Alguns materiais podem facilitar a drenagem, o que pode ser bastante relevante na escolha do revestimento.

2 – Visibilidade

Trata-se de um problema que deve ser evitado no momento de concepção do projeto da quadra. É importante definir a orientação da quadra em relação à trajetória do sol: a orientação leste-oeste deve ser evitada para que a luz não ofusque e prejudique a visão dos jogadores. O eixo longitudinal – o lado maior da quadra – deve acompanhar a linha Norte-Sul.

Essa é uma escolha importante e que não pode ser alterada posteriormente. Se a quadra tiver problemas de visibilidade devido a orientação de sua posição, a única solução será cobri-la com algum tipo de telhado – o que gera custos que poderiam ser evitados.

3 – Resistência a fatores climáticos

Normalmente, as quadras esportivas são construídas em áreas externas, por isso devem ser feitas de materiais resistentes à chuva, poluição e raios solares para evitar problemas. Caso os materiais não sejam resistentes, os custos com manutenção podem crescer consideravelmente, uma vez que pisos, traves, redes e outros componentes terão que ser substituídos com uma frequência maior.

4 – Lesões e riscos

A escolha do material também deve levar em conta a saúde dos usuários. Pisos muito duros – que não absorvem bem o impacto – podem ser extremamente perigosos. Em superfícies mais duras, a força de resposta transmitida ao corpo é maior, o que pode causar lesões – processos inflamatórios como entorses e tendinopatias são os mais comuns.

Em práticas como vôlei e basquete, o impacto nos joelhos pode ser extremamente danoso em pisos muito duros. Com crianças e adolescentes, o problema pode ser ainda maior – há o risco de lesionar placas de crescimento – afetando seu desenvolvimento. Por isso, a escolha de materiais que absorvam parte do impacto é de fundamental importância para a saúde dos seus usuários das quadras esportivas.

Solução para revestimento de quadras esportivas

Para evitar alguns desses problemas em quadras esportivas, o piso modular esportivo da Plastprime pode ser uma opção inteligente e prática para o revestimento. Disponível em diversas cores e texturas, ele é perfeito para a prática de esportes como futsal, basquete, vôlei, handebol e outros. Fabricado em  polipropileno – plástico altamente resistente ao impacto, umidade e agentes biológicos – ele permite a prática de esportes de alto impacto, além de ser altamente permeável, evitando problemas de acúmulo de água na quadra. Isso sem falar na resistência aos raios UV, que faz com o piso modular possa ser usado tanto em quadras externas quanto internas.

Esse é um material leve e prático, com instalação facilitada e que não gera resíduos ou entulhos, de forma que a quadra fica apta ao uso logo após a colocação – seu único pré- requisito é a necessidade de piso duro nivelado. Além de ser uma solução inteligente, o piso modular também é sustentável e ajuda a evitar os principais problemas em quadras esportivas.

E então, você já enfrentou algum desses problemas com quadras esportivas? Ficou com alguma dúvida sobre a melhor solução para cada caso? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile