Plastprime

7 plantas para você cultivar no verão!

Não se engane com a chuva constante, algo comum em diversas regiões do Brasil. O verão demanda energia solar e, por isso, há plantas que se beneficiam diretamente pelo calor constante, mesmo que, ao final do dia, estejam molhadas pelas águas desta época do ano. Ainda assim, há diversas plantas para você cultivar no verão.

Para saber quais são os espécimes, é possível reconhecê-los por serem, ao mesmo tempo, charmosos e resistentes, algo que as altas temperaturas não espantam. O melhor é saber que, por ser uma estação colorida e associada à alegria e às cores fortes, o verão geralmente afasta quem está à procura de uma planta nova com as mesmas características.

Para te ajudar com isso, preparamos este pequeno guia com 7 plantas e flores para serem cultivadas no verão. A partir destas dicas, é hora de dar mais vida e mais cor ao seu jardim, seja ele de qual tamanho for.

Girassol

O maior símbolo do verão é o girassol, por razões óbvias. Além de belíssima, esta flor não demanda muitos cuidados, pois tudo o que precisam é de regas a cada dois dias, quando a estação estiver em seus dias mais quentes, e o cultivo será muito fácil.

Outra informação muito importante é que o girassol tem vida curta: cerca de um ano, o que significa que a planta pode começar muito bem em um verão, mas não chegar da mesma forma ao próximo. Seja como for, é ótima para trazer vida ao jardim.

Margarida

Se existe uma flor doce e clássica, esta é a margarida. Adaptável a qualquer ambiente, pode ser plantada no vaso ou diretamente na terra, e também não vai reclamar de ambientes internos.

Orquídea.

Orquídea

Há diversas orquídeas disponíveis, sendo as mais comuns aquelas que adoram um bom vaso pendurado, pois assim se espreguiçam enquanto a luz solar toma conta do ambiente, ainda que não gostem de luz direta.

Elas são perfeitas para serem cultivadas na primavera, alcançando boa saúde no verão e demandando apenas de regas constantes. Não deixe a terra encharcada, mas regue sempre, pois uma orquídea saudável não suporta tempo seco.

Suculenta

As suculentas não precisam de muita coisa. Mesmo. Desde que você tenha um de seus gomos, basta plantá-lo em um vaso preparado, regar e seguir com estes cuidados. Por guardar água em cada gomo, a suculenta se assemelha aos cactos, apesar de não gostar de tanto calor.

São perfeitas para decorar um ambiente, de preferência próximas às janelas, onde recebem luz solar.

Alecrim

As pequenas flores do alecrim tornam esta erva uma excelente companheira para se cultivar no verão, seja porque esta é uma planta que pode ser usada no dia a dia, seja porque ela se torna excelente até mesmo para afastar insetos e pragas.

Há quem indique o plantio de alecrim no mesmo vaso de plantas mais frágeis, mas a dica mesmo é que você escolha um local próprio para ele, pois com certeza valerá a pena: sua gastronomia ganhará pontos caso o utilize na cozinha.

Mangueira

Esta é o tipo de planta frutífera que adora luz solar, e que vai se desenvolver muito bem enquanto a chuva estiver presente, mesmo que seja todos os dias, desde que o calor também lhe faça companhia.

A mangueira é uma planta consideravelmente fácil de ser cultivada e até mesmo plantada, pois o caroço da fruta tende a se desenvolver bem durante o verão.

Gardênia

Colorida e charmosa, a gardênia é perfeita para quem gosta de cultivar flores durante o verão, e pode ser plantada durante a primavera também. A diferença está na manutenção, ou seja, com os cuidados necessários para que ela se desenvolva com saúde.

A rega precisa ser constante, mas sutil, sem exageros e muito menos vasos encharcados. Ao ser plantada em vasos, por ser uma flor e, portanto, sensível, é preciso tomar cuidado para que a terra não fique excessivamente ressecada ou úmida.

A melhor forma de manter uma gardênia é deixá-la podada e prestar atenção ao seu início de afloramento.

Gostou das dicas? Para deixar seu jardim 100% preparado para o verão, veja os produtos que a Plastprime oferece em seu catálogo voltado à jardinagem. Pode ser a diferença entre um jardim saudável no verão e um projeto que ainda vai sair do papel. Qual é o seu?

Sair da versão mobile