Plastprime

Projetos sustentáveis que você precisa conhecer

Projetos sustentáveis buscam botar em prática formas de contribuir com a redução do consumo de recursos naturais e do impacto da atividade humana no planeta. Em muitos casos, busca-se, também, um apelo social nesses projetos, contribuindo de forma positiva com a vida das pessoas. Para inspirar essa importante temática, apresentamos, a seguir, alguns projetos sustentáveis que você precisa conhecer. Acompanhe!

Incentivos para reciclagem em Curitiba

A capital paranaense tem um longo histórico de relação positiva com o meio ambiente, sendo considerada um exemplo por seu sistema de transporte coletivo de excelente qualidade. A cidade se evidencia, também, por projetos sustentáveis com forte apelo social, e foi recentemente destaque em um simpósio da Unesco. Uma das principais iniciativas em projetos sustentáveis é o Câmbio Verde, que busca incentivar a separação de resíduos e a destinação correta de materiais recicláveis, melhorando a alimentação dos curitibanos beneficiados pelo programa.

As trocas sustentáveis, ou o “câmbio verde”, acontecem através da troca de lixo reciclável ou óleo usado em frituras por frutas e verduras. Quatro quilos de lixo ou dois litros de óleo podem ser trocados por um quilo de frutas e verduras. Atualmente, o programa atende cerca de sete mil pessoas mensalmente, recolhendo 350 toneladas de materiais recicláveis e distribuindo cerca de 100 toneladas de alimentos. Além deste, o programa Ecocidadão, também implementado no município, busca fortalecer a rede de coleta e separação de materiais recicláveis, e melhorar a qualidade de vida dos catadores de material reciclável.

A creche energia zero em Florianópolis

Uma construção energia zero é totalmente autossustentável do ponto de vista energético, gerando, no próprio local, toda a energia consumida pelo edifício. Entre os projetos sustentáveis focados neste conceito se destaca a Creche Municipal Hassis, na capital de Santa Catarina. Ela foi a primeira creche do país a receber a certificação LEED quando inaugurada, em 2015. Trata-se de um projeto sustentável em que painéis fotovoltaicos produzem energia para o local e enviam o excedente à rede pública.

A creche também aproveita a água da chuva para uso em banheiros, seus estacionamentos são áreas permeáveis e a arquitetura prioriza o conforto térmico por meio do uso de materiais inteligentes. Mais do que reduzir o consumo de energia, por ser um espaço dedicado à educação de crianças, este projeto sustentável cumpre com a função social de conscientizar a futura geração sobre o uso mais consciente de recursos naturais.

Programa Floresta Viva – Natura Cosméticos

A Floresta Amazônica, cuja maior parte é localizada em território brasileiro, é conhecida por sua rica biodiversidade e papel fundamental como reguladora do clima do planeta. A Amazônia abriga 55% das florestas tropicais do planeta e 20% das águas doces fluviais, mas essa riqueza natural é ameaçada por atividades predatórias, como a monocultura de soja, pecuária extensiva de gado, além da mineração e grandes hidrelétricas.

Em contrapartida, existem muitos projetos sustentáveis desenvolvidos nessa rica região, entre os quais se destaca o programa Floresta Viva da Natura Cosméticos. O programa busca colocar em prática o biocomércio ético, que cria cadeias produtivas da sociobiodiversidade, formando relações de comércio justas e éticas com os agricultores locais. Estas práticas, enquanto projetos, sustentáveis são fundamentais para que as comunidades agroextrativistas e agricultores familiares se desenvolvam e ganhem competitividade e relevância econômica, ao mesmo tempo em que geram renda e promovem o desenvolvimento social e ambiental.

Metas audaciosas de reciclagem na Tetrapack

A Tetrapack – maior produtora de embalagens longa vida do mundo – tem metas audaciosas para aumentar o número de embalagens recicladas, que foi de 47 bilhões em 2016. Mais do que apenas aumentar esse número, a empresa tem objetivos que envolvem toda a cadeia de consumo e reciclagem. A Tetrapack busca em seus projetos sustentáveis o aumento da conscientização dos consumidores, o aumento do suporte para a coleta e triagem de materiais recicláveis e expansão de oportunidade de mercado de reciclagem, ajudando na criação de novos negócios que envolvam o uso de materiais reciclados. Nesse contexto, a PlastPrime se destaca como uma empresa recicladora parceira que utiliza o plástico proveniente da separação de materiais de embalagens longa vida Tetrapack para a injeção de pisos de excelente qualidade e beleza. Conheça mais sobre essa parceria!

A importância de projetos sustentáveis

O destaque dado aos projetos sustentáveis com ênfase social é de extrema importância para difundir ideais sustentáveis e disseminar a consciência ambiental na população como um todo. Como consequência, formamos uma sociedade mais informada sobre os impactos das atividades humanas no futuro do planeta e ciente das maneiras de reduzi-lo, melhorando, também, a vida de outras pessoas.

E então, você já tinha ouvido falar nestes projetos sustentáveis? Conhece alguma iniciativa de destaque que não mencionamos? Conte para a gente nos comentários e até a próxima. 

Sair da versão mobile