Plastprime

Tendências para profissionais de arquitetura

O profissional de arquitetura precisa atender a uma clientela cada vez mais exigente e antenada com o mercado e, portanto, deve estar sempre em sincronia com as tendências do mercado.

Pensando nisso, listamos algumas das tendências mais fortes para profissionais de arquitetura. Acompanhe.

Cores: a vez do roxo e do azul

As tonalidades de roxo marcam forte presença nas paletas de cores de 2022. Por se tratar de uma cor forte e vibrante, a sugestão é usá-la em itens menores ou, então, optar por tonalidades mais claras. O azul também aparece com força nas tendências de cores para arquitetura, se mesclando com aspectos da natureza e entrando em harmonia com tons de verde. É hora de ousar!

Componentes naturais

O uso de componentes naturais na decoração de ambientes está entre as tendências que estão se consolidando nos últimos anos. O uso de materiais como pedras e madeira – ou até mesmo materiais que imitem estes elementos – reforçam esta vertente. 

A presença de plantas é um dos casos que ilustram estas tendências. Elas podem aparecer em locais inusitados, tanto em ambientes internos como externo, por exemplo, em jardins verticais e vasos aéreos.

Além de tornar o espaço super moderno e alinhado com as mais recentes tendências, espaços com elementos naturais colaboram com a produtividade e ajudam a tornar o ambiente mais relax também.

Formas orgânicas

Formas fluidas e sem arestas tomam lugar de destaque nas tendências de arquitetura. O ambiente natural não apresenta formas quadradas ou com cantos e a vertente na arquitetura é trazer aos espaços formas orgânicas e fluidas, tais quais encontramos na natureza.

Isso não significa que todo um projeto residencial, por exemplo, deva ser totalmente curvilíneo, mas que as formas orgânicas possam estar presentes em alguns pontos do ambiente.

Construção Sustentável

A construção sustentável tem emplacado nas tendências de arquitetura nos últimos anos, e está cada vez mais presente. Uma coisa é fato: ela veio para ficar.

Isso porque o público está cada vez mais exigente e antenado com práticas de sustentabilidade, fazendo com que esta se torne um pré-requisito em muitas de suas escolhas de consumo.

A construção sustentável tange distintos níveis e traz diferentes tendências na engenharia e arquitetura. A concepção de telhados verdes em edifícios, por exemplo, alia um bonito espaço de lazer e descanso com funcionalidades, como a melhoria no conforto térmico e economia de energia para a construção.

O uso de materiais sustentáveis, que procuram reutilizar ou reciclar algum componente, também está bastante presente nas tendências de arquitetura. Hoje, é cada vez maior a gama de produtos disponíveis no mercado, que trazem uma série de funcionalidades e ainda são opções mais amigas da natureza.

Opções que trazem maior eficiência ou redução do consumo de energia também estão entre as tendências da arquitetura sustentável, como é o caso da iluminação natural ou das lâmpadas de LED.

Ambientes integrados

Ambientes com cada vez menos paredes e a presença de portas de correr que se abrem completamente reforçam as tendências de ambientes integrados – que está cada vez mais forte em projetos de arquitetura.

A integração de ambientes traz a sensação de melhor aproveitamento de espaços, dando a impressão de que estes são mais amplos. Outro ponto a favor dos ambientes integrados é a praticidade destes com menos portas para abrir e fechar, o que os torna mais aconchegantes.

Tendências em arquitetura

Tendências em arquitetura são um reflexo de novos comportamentos que surgem na sociedade, despertos para novas consciências e ideias. Temas como empoderamento, libertação de velhos padrões e sustentabilidade estão cada vez mais presentes, e isso reflete nas tendências para a arquitetura e para a moda também.

A arquitetura – enquanto processos de projetar o ambiente habitado pelo ser humano – se mostra, assim, alinhada com estas tendências mundiais, o que reflete no uso de cores vibrantes, utilização mais inteligente de espaços, presença de formas que remetem à natureza e preocupação com o impacto da construção no meio ambiente.

Gostou da nossa seleção de tendências para profissionais de arquitetura? Siga a PlastPrime no Linkedin e não perca nossas novidades!

Sair da versão mobile