Plastprime

Como ser produtivo sendo sustentável?

A discussão em torno da sustentabilidade tem pautado debates na construção civil, que é o setor que mais contribui com o uso extensivo de recursos naturais: a indústria consome 40% da energia produzida no mundo e é responsável por 30% das emissões que contribuem para o efeito estufa. Em meio às ações sustentáveis, muitos gestores se questionam sobre a produtividade. Afinal, como ser produtivo e ser sustentável ao mesmo tempo?

Eficiência energética

A eficiência enérgica é uma maneira de como ser produtivo e ser sustentável ao mesmo tempo. A construção de edifícios eficientes energeticamente pode reduzir o consumo de energia ao longo de toda a vida útil da construção, contribuindo também com a preservação do planeta. Entre as ações que contribuem para a eficiência energética de um edifício, destacam-se:

Cisternas para aproveitamento de água

A escassez de água é um problema que afetará dois terços da população até 2050, de acordo com a previsão da ONU. A introdução de elementos que contribuem com o reuso de água em edifícios é uma maneira de como ser produtivo e sustentável ao mesmo tempo.

A forma mais comum de viabilizar o reuso de água é a instalação de cisternas que coletam água da chuva, que embora não seja potável, pode ser usada na lavação de calçadas e nas descargas de banheiros gerando uma economia de até 50% de água em residências. Além disso, a coleta de água pela cisterna contribui para a redução da sobrecarga das redes pluviais em épocas de chuvas.

Como ser produtivo com mudanças de hábitos

Já falamos no post Ações sustentáveis para melhorar a vida de colaboradores sobre formas de trazer mais bem estar aos colaboradores de uma empresa sendo sustentável ao mesmo tempo. Algumas dessas ações, como o fretamento de transporte para funcionários é um modo de como ser produtivo também. Ao fretar o transporte de funcionários até o trabalho, reduzimos o uso de carros para uma ação mais sustentável.

Os funcionários também estarão menos estressados e mais descansados por não ter que dirigir em meio ao trânsito das grandes cidades, desempenhando um trabalho mais produtivo na empresa.

Materiais que duram mais e exigem menos manutenção

Como ser produtivo em relação às escolhas de materiais? A opção por materiais mais duráveis e que exigem menos manutenção é uma maneira de ser produtivo e sustentável ao mesmo tempo. A PlastPrime possui em sua gama de produtos de pisos e engenharia diversas opções sustentáveis de produtos mais duráveis e que também exigem pouca ou nenhuma manutenção:

Pintura especial para lavar menos

Já existem hoje no mercado opções de tintas com tecnologia de hidrorepelência, que repele a sujeira líquidas das paredes fazendo que seja a necessidade de limpá-las seja reduzida. As manchas causadas por café, chocolate, lápis de cor ou solado de sapato são menores ou inexistentes comparadas à parede pintada com tinta tradicional. Quando ocorrem manchas, elas também são mais fáceis de limpar. O uso de tintas com hidrorrepelência é um modo de como ser produtivo e sustentável ao mesmo tempo, pois reduz-se a necessidade de limpeza em paredes, economizando água e também tempo de serviço.

Você já conhecia essas opções de como se produtivo e sustentável ao mesmo tempo? Conte mais para a gente nos comentários!

Sair da versão mobile