Ícone do site Plastprime

Você sabe o que é sustentabilidade industrial?

O modelo social sob o qual vivemos atualmente é, em grande parte, suprido pelo aumento da industrialização. Precisamos produzir mais rápido e em maior quantidade. No entanto, não podemos esquecer que existe apenas um planeta Terra, com recursos finitos, escassos, e cruciais para a sobrevivência dos seres humanos e dos animais. E foi a partir desse mindset – e do fato de que muitos indivíduos optam por empresas conscientes , que surgiu o conceito de sustentabilidade industrial.

Continue a leitura para entender o que é sustentabilidade industrial e conheça soluções eficazes para aplicar na sua empresa.

O que é sustentabilidade industrial?

Desde o Acordo de Paris, foram implementadas medidas mais rígidas para diminuir a produção de gás carbônico. Com a pressão de órgãos reguladores e da população em geral, o setor industrial que é considerado um dos mais poluentes do mundo  precisou adaptar seu modus operandi.

A sustentabilidade industrial mescla estratégias ecológicas com a produtividade responsável. Entre os métodos aplicados estão as políticas de gestão de recursos, a economia circular, e o aumento na segurança no trabalho e da sociedade no seu entorno. Estas práticas beneficiam não somente o meio ambiente, como a própria empresa, a população atual e as gerações futuras.

Incentivo da prática de sustentabilidade industrial 

Outro ponto que pode influenciar na decisão das empresas é o bolso. Pensando no cenário econômico, empresas aderem a práticas sustentáveis por conta dos incentivos concedidos pelo governo. Alguns exemplos são os estímulos de políticas públicas lavrados na lei nº 12.836/13 e o IPTU verde – que oferece descontos no imóvel para empresas que adotam soluções sustentáveis. Na categoria de selo de qualidade, existe também a ISO 14001, que realiza auditoria nas indústrias para comprovar e reconhecer as práticas de gestão sustentáveis – indo desde a matéria-prima até os pontos de venda do produto.

Soluções de sustentabilidade industrial

É importante ter em mente que não são simplesmente pequenas mudanças diárias que farão uma companhia ser conceituada como empresa verde. Mas, sim, é necessário um planejamento a longo prazo, uma gestão eficaz, melhorias em todo o sistema produtivo e a reeducação de todos os colaboradores envolvidos.

Conheça algumas dessas soluções que geram grande impacto:

  1. Substituir máquinas antigas e ineficientes: estas gastam até 70% mais energia se comparadas a equipamentos modernos. Portanto, substituir e manter a manutenção em dia gera um grande impacto na economia de energia.
  2. Adotar energia limpa e renovável, como eólica e solar.
  3. Utilizar sistema de economia e reaproveitamento de água na própria produção, captar a água da chuva para uso não potável das instalações e instalar estações de tratamento de afluentes. Uma dica para tratar o esgoto e auxiliar no paisagismo é implementar o tratamento por meio de zona de raízes (jardins filtrantes). Este conceito já foi utilizado por grandes empresas como a Natura, produtora de cosméticos, no seu complexo industrial chamado de Ecoparque – ele foi desenvolvido em prol de toda a comunidade.
  4. Gestão de resíduos, envolve desde a extração da matéria-prima de forma consciente, até a redução dos desperdícios, fabricação apenas do necessário – com planejamento e tecnologia –, e reciclagem dos rejeitos
  5. Tornar suas embalagens retornáveis (reutilização) ou utilizar materiais reciclados nas mesmas.
  6. Nos próprios produtos, utilizar como base materiais reciclados – como a tecnologia PlastPrime, que transforma caixinhas longa vida em pisos plásticos permeáveis –, matérias-primas renováveis ou, pelo menos, recicláveis.
  7. Praticar a economia circular, na qual a indústria substitui o conceito de fim-de-vida pelo fluxo circular de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.
  8. Educar todos os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade industrial, criando uma cultura empresarial alinhada com seus objetivos. Assim como, incentivar o desenvolvimento de atividades que acolham as comunidades vizinhas, visando a conscientização sobre práticas verdes e o consumo de produtos mais ecológicos.

As indústrias que incorporam a sustentabilidade no seu negócio buscam competitividade, responsabilidade e inovação. Mas fique atento! Existem muitas empresas que praticam greenwashing (lavagem verde). Este termo consiste no apelo em utilizar termos sustentáveis e ecológicos e, também, criar uma falsa imagem da marca para atrair consumidores. A prática envolve a mudança das cores do logotipo para verde, por exemplo – o que, apesar de passar uma imagem de “responsabilidade verde”, não necessariamente gera impacto na prática. Nunca deixe de observar se os produtos cumprem o que seus rótulos prometem.

Utilize os comentários para contar o que achou do conceito de sustentabilidade industrial. Ah, se conhecer mais práticas verdes em empresas, conte para gente! Nos vemos no próximo post.

Sair da versão mobile