Plastprime

7 dicas para economizar energia

Economizar energia é o dever de cada um de nós como cidadãos que se comprometem com a preservação dos recursos naturais e a herança de um planeta sadio aos nossos filhos e netos. A energia elétrica é responsável pelo consumo de recursos naturais, principalmente quando produzida a partir de fontes não renováveis, como é o caso de regiões que consomem energia produzida em usinas termoelétricas.

No Brasil, quando parte da energia elétrica é produzida de forma limpa principalmente através de usinas hidrelétricas, que embora seja uma forma renovável de produzir energia, ainda assim é uma atividade com impactos negativos. Por isso, é importante que cada um de nós se comprometa em colaborar para economizar energia. Além de contribuir com a sustentabilidade do planeta, a conta de luz ficará mais barata a cada mês. Confira 7 dicas para economizar energia elétrica:

1 – Usar lâmpadas de LED para economizar energia

As lâmpadas de LED demandam menos energia por serem mais eficientes que outros tipos de lâmpadas que desperdiçam muita energia na forma de calor. Além disso, as lâmpadas contemplam outros aspectos de sustentabilidade, por serem mais duráveis e não possuírem em sua composição materiais tóxicos.

2 – Deixe acumular roupas antes de lavar

A máquina de lavar roupa e o ferro de passar consomem bastante energia. Por isso, ao invés de lavar e passar roupas em quantidades pequenas, é recomendável deixar acumular uma quantidade que encha a máquina de lavar, otimizando o consumo de energia. O mesmo vale para o ferro de passar: nada de passar uma camisa todas as manhãs antes de trabalhar! O melhor para economizar energia é passar todas de uma única vez.

3 – Atenção ao escolher eletrodomésticos

Na hora de comprar novos eletrodomésticos, atenção ao selo PROCEL de economia de energia. Pode valer a pena gastar um pouco mais na hora da compra para economizar energia ao longo da vida útil do eletrodoméstico.

4 – Olho no relógio na hora do banho

O chuveiro elétrico é um dos “pesos pesados” da conta de energia elétrica. Para economizar energia, atenção com o tempo do banho. Além disso, usar a chave verão nos meses mais quentes do ano também é uma boa medida.

5 – Cuidados com o uso de ar condicionado

Pode parecer senso comum, mas sempre vale a pena lembrar: ao utilizar o ar condicionado é preciso ter atenção para não deixar portas e janelas abertas. Além disso, em dias não tão quentes, vale a pena dar uma chance para o ventilador ou facilitar a circulação natural do ar no ambiente com portas e janelas abertas.

6 – Contribua com a reciclagem e compre produtos reciclados

Muitas pessoas separam o lixo reciclável como uma forma de colaborar com a sustentabilidade do planeta. Mas a grande maioria não imagina que esta também é uma forma de economizar energia. Isso porque a indústria de transformação é a maior responsável pelo consumo de energia elétrica. Ao prolongar a vida útil de um material viabilizando sua reciclagem, além de contribuir com a redução do uso de novos recursos naturais, também é uma forma de economizar energia. Além de reciclar, ajudar a movimentar o mercado de produtos reciclados também é uma forma de contribuir. A PlastPrime produz uma linda linha de pisos usando em sua composição plástico proveniente da reciclagem de caixinhas longa vida.

7 – Usar cores claras em paredes e cortinas

Para economizar energia na hora de iluminar a sua casa ou escritório, é interessante aproveitar da melhor forma possível a luz natural do sol. Optar por cores claras nas paredes e cortinas é uma forma de deixar os ambientes mais claros fazendo com que o uso de luz artificial seja menor. Dica bônus: ao construir ou reformar, considere a instalação de blocos de vidro ou telhas transparentes em locais estratégicos. Com esse tipo de estratégia, é possível aproveitar ainda melhor a iluminação natural.

E então, gostou das nossas dicas para economizar energia? Se você se interessou pelo assunto, sugerimos que continue a leitura com o nosso artigo O que é o conceito de energia zero?

Sair da versão mobile