Site icon Plastprime

Uso de plástico na construção civil

O plástico é um material versátil, muito utilizado em nosso dia-a-dia em diversos produtos. No setor da construção civil não é diferente. A partir da necessidade de inovação em técnicas construtivas, foram surgindo novos materiais para otimizar o canteiro de obra. Neste contexto, o plástico na construção surgiu para melhorar o desempenho técnico e econômico da produção.

Hoje em dia, o plástico aparece como um elemento fundamental no setor da construção civil. Portanto, hoje iremos conferir como o material é empregado neste setor e as vantagens que o tornam tão consagrado em obras.

O que é plástico?

Há materiais que apresentam a característica de deformação plástica. Ou seja: que lhe permitem serem moldados em diversas formas. Estes são denominados materiais orgânicos poliméricos sintéticos, popularmente conhecidos como plástico.

Sua constituição é obtida através da combinação do carbono com o oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e outros elementos orgânicos e inorgânicos. Estes elementos são apresentados sob a condição de líquidos durante sua fabricação – o que os permite serem moldados nas formas desejadas – e, ao final do processo, tornam-se sólidos.

Uso de plástico na construção civil

A utilização de plástico na construção civil gera impacto na esfera social, técnica e econômica. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, os materiais convencionais de obra foram gradualmente sendo substituídos por materiais poliméricos. Entre eles, estão alguns materiais recicláveis e que podem gerar novos produtos reciclados, formando um ciclo de vida circular. Confira exemplos do uso de plásticos na construção mais usuais!

Tipos de plástico na construção

Existem diversas pesquisas buscando otimizar as qualidades físico-mecânicas dos plásticos. Elas visam, sobretudo, tornar os materiais mais competitivos – tanto em preço quanto em qualidade. No entanto, também é importante buscar cada vez mais desenvolvimento de recursos no panorama industrial para a utilização de plásticos de forma apropriada e responsável.

Tecnologia PlastPrime na Construção Civil

A PlastPrime – indústria brasileira de plásticos inteligentes – insere o plástico na construção civil através de inovação e tecnologia. Isso acontece pois a produção de pisos permeáveis é obtida através da reciclagem de embalagens longa vida – o que torna os pisos duplamente sustentável, uma vez que eles podem ser reciclados novamente. Os polímeros das embalagens longa vida são recuperados e utilizados para a produção de uma parte dos produtos.

Esta tecnologia inteligente é aplicada em pisos que, além de serem permeáveis, desempenham funcionalidades específicas, como:

Através de inovação, você também pode desenvolver a utilização do plástico na sua construção! Conte-nos o que achou desse mercado nos comentários. Até breve!

Sair da versão mobile