Ícone do site Plastprime

Tendências da construção civil para 2020!

A construção civil está ganhando destaque no que diz respeito à inovação e tecnologia e sua empresa  também precisa fazer parte dessa transformação. Por isso, para estar preparado e começar o ano de 2020 atualizado, confira as principais tendências da construção civil para o ano que segue. Boa leitura!

Pré-fabricados

A aposta de elementos construtivos pré-fabricados traz muitas vantagens ao construtor, principalmente por aumentar o ritmo dos processos de execução e entrega da obra.

Outros benefícios que podemos destacar são a redução de resíduos e desperdícios nos canteiros, redução de custos, controle e aumento da qualidade dos elementos construtivos, e diminuição considerável dos custos de mão-de-obra.

Edificações mais verdes

Um projeto mais verde também traz diversos benefícios a seus usuários. A redução na conta de energia e  de água são alguns destaques. Veja algumas das medidas já utilizadas e que são tendências na construção civil:

  • Telhados verdes e jardins verticais: funcionando como um microclima, eles reduzem o consumo de energia da edificação, auxiliam na captação e filtração da água da chuva para consumo e, ainda, são atrativos estéticos para a construção. A PlatPrime oferece a solução ideal para implementação da sua cobertura verde, a estrutura para piso de Telhado Verde permeável plástica PlastFloor e os módulos para a criação de Jardins Verticais PlastWall.
  • Reaproveitamento de água: o reaproveitamento pode ser implementado através de sistemas de captação e filtração da água da chuva, de sistemas de tratamento de esgoto, e do reuso da água (águas cinzas).
  • Eficiência energética: a partir de energias renováveis, vidros com tecnologia empregada, características arquitetônicas (eficiência da luz natural, aberturas estratégicas, etc.), entre  inúmeros outros fatores.

Colaboração em nuvem

Transferir informações nunca foi tão fácil! Não há muito tempo atrás, as alterações feitas em projeto demoravam dias, ou até semanas, para ser repassada aos interessado. Hoje isto pode ser feito em tempo real.

Devido a colaboração em nuvem, o compartilhamento de dados de um projeto é compartilhada entre escritórios, obras e clientes em instantes.

Modelagem em BIM

A modelagem em BIM já é uma realidade. No entanto, em 2020, sua utilização se tornará cada vez mais primordial. Essa ferramenta é indispensável para o desenvolvimento da construção, portanto, empresas deste ramo precisam se adequar e garantir que não ficarão para trás. 

Este modelo de projeto evita desperdícios de materiais (o que diminui os custos), permite a compatibilização de projetos complementares (evitando problemas em obras e retrabalhos), otimiza as instalações (os locais exatos já são previstos em projetos), e gera listas de materiais precisas (o que contribui para um orçamento mais preciso). 

A tendência BIM traz, a cada ano, mais inovação integrada. Entenda as dimensões desta metodologia:

  • 3D: representação tridimensional do artefacto;
  • 4D: análise da duração;
  • 5D: análise dos custos;
  • 6D: avaliação da sustentabilidade;
  • 7D: fase de gestão da construção.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada faz com que o seu projeto saia do papel e se transforme em realidade virtual aos olhos dos clientes (o que facilita muito as vendas). Esta tecnologia (que parecia uma proposta ousada e distante), passará a fazer parte da vida de engenheiros e arquitetos em 2020.

A visualização do projeto em 3D, com toda a arquitetura e todas as camadas de instalações e materiais modelados no projeto, traz mais exatidão e faz com que possíveis problemas sejam remediados. Projetos com baixa probabilidade de erros resultarão em empreendimentos de alta qualidade e, consequentemente, irão fidelizar os clientes.

Escaneamento 3D

Uma tendência que cresceu muito atualmente foi o retrofit de edificações. Devido às condições que obras mais antigas se encontram, esta se trata de uma prática desafiadora.

Com seu surgimento a partir do escaneamento 3D a laser, esta solução permite fazer um diagnóstico preciso da condição das estruturas e detectar o grau de patologias no concreto. Sobretudo, possibilita uma documentação detalhada da obra – o as built –, auxiliando em futuras reformas.

O ano de 2020 será baseado, principalmente, em aprimorar as práticas que surgiram na construção civil no ano de 2019. Um projeto bem estruturado e com tecnologia empregada trará sempre melhores resultados na execução da obra. Portanto, não perca mais tempo e prepare sua empresa para as principais tendências da construção civil.

Conte nos comentários o que achou dessas tendências e o que espera para 2020. Até logo!

Sair da versão mobile