Plastprime

Tendências no paisagismo para 2022

Aproveitar as tendências no paisagismo para 2022 é uma das melhores formas de deixar o jardim de casa em dia. Com todos os materiais e ideias diferentes, as mudanças que aconteceram nos últimos anos chegaram com tudo neste momento, pois, além de tornar a vivência em meio às plantas algo mais próximo, também trouxeram soluções mais inteligentes e práticas.

Ao conhecer as novas tendências do paisagismo, então, você conseguirá se desvencilhar do velho esquema de vaso com plantas tradicionais no quintal de casa. Com requinte e sofisticação, há diversas possibilidades em questão, como o desenvolvimento de ambientes completos, ou a utilização de objetos e cores bastante específicos.

Aqui, você vai conhecer as principais tendências do paisagismo em 2022, principalmente após um longo período de isolamento social.

Montando plantas em paisagismo.

As mudanças decorrentes da pandemia

Por diversas vezes a pandemia de covid-19 fez o mundo se questionar sobre hábitos. Um deles foi a forma de conviver com o próprio lar, e preencher o tempo e o espaço com tarefas que realmente importem para o momento. 

Ou seja, questões de bem-estar foram instauradas na rotina de quem ainda não havia parado para observar a própria vida, ou a rotina em si. É por isso que as tendências no paisagismo para 2022 foram tão importantes, pois mudaram diversas concepções como essas.

Como aproveitar as espécies nativas

Uma das principais questões de valorização do paisagismo foi o aproveitamento de espécies nativas como parte de um projeto ou espaço. Então, a partir da criação de um jardim, ou de uma simples adaptação em um terreno, é possível transformar a projeção das plantas nativas em parte integral do projeto.

O respeito ao meio ambiente em todas as etapas

Ainda aproveitando a flora nativa do espaço proposto para realização de paisagismo, nunca foi tão importante respeitar questões ambientais, como a utilização de materiais que não agridam o meio ambiente, ou até mesmo maneiras inteligentes de ocupar certos espaços, reutilizando água da chuva e absorvendo-a em pisos especiais preparados para um perfeito fluxo.

Aproveitamento de espaço e cultivo ao natural

Transformar pequenos, médios e grandes espaços em verdadeiros jardins é uma das formas mais fortes e atuais de dizer ao mundo que você se importa com seu próprio bem–estar. Ou seja, utilizar um pedaço de sua casa ou de sua empresa para transformá-lo em local de convivência ou até mesmo coworking próximo à natureza é uma excelente forma de valorizar o cultivo ao natural.

As cores voltaram à moda em flores e folhagens

Aliás, nada mais próximo da natureza do que aproveitar espaços inteiros para celebrar diferentes cores, de folhagens, flores, pedras e outros elementos que compõem uma aquarela natural.

Com esse pensamento, é possível transformar, ainda, a sua própria convivência com espaços abertos, ou até mesmo protegidos do tempo, com estampas que conversem com esse momento de forte tendência ao floral. Superfícies e assentos merecem ser tratados como algo além do inox, alumínio ou industrial tão disseminado em tendências passadas.

Hortas e frutíferas ganharam a atenção de quem se isolou

Outra forte tendência que ganhou espaço nos últimos anos, principalmente a partir da forte onda de isolamento social em 2020, é a criação de hortas em todos os tipos de lugares. Ou seja, em uma casa com grande terreno ou em um apartamento pequeno com uma boa fonte de luz, houve todo tipo de adaptação para que ervas e temperos fossem plantados em vasos, estes de todos os tamanhos também.

A mudança se deu por conta da reaproximação de pessoas com a natureza, pois, em sua maioria vivendo em cidades cada vez mais apertadas e poluídas, houve uma espécie de chamado às origens, respeitando a vontade de se estar próximo do campo. Com isso, a criação de hortas no chão ou verticais ganhou muitos adeptos, assim como a adequação de espaços para ter sua própria árvore frutífera.
Portanto, ao trazer as tendências do paisagismo de 2022 à tona, você percebe que certas mudanças ocorreram não apenas na forma de plantar e de adornar uma construção, como também no comportamento. O uso de materiais, a força de iniciativas responsáveis e a escolha de produtos que unam as duas qualidades. Todas características da linha Casa e Jardim da Plastprime.

E aí, gostou das nossas dicas? Solicite seu orçamento para usar essas tendências no seu projeto de paisagismo!

Sair da versão mobile