Plastprime

Jardim vertical em casa: passo a passo de como fazer!

Você está pensando em ter seu próprio jardim vertical em casa? Então, parabéns pela ideia! Essa é uma das tendências contemporâneas mais fortes do paisagismo e da decoração de interiores e de ambientes externos.

E a boa notícia é que é muito fácil ter um jardim vertical em sua casa ou apartamento! Que tal saber mais sobre como colocar em prática esse projeto?

Para isso, confira o passo a passo que preparamos neste artigo!

1. Decida o local que abrigará seu jardim vertical

jardim vertical em casa na sala de jantar

Para que seu jardim vertical desenvolva-se bonito, saudável e vistoso, é preciso escolher um local adequado para ele. Entre os pontos de atenção, estão:

2. Defina e instale a estrutura

Há, basicamente, duas possibilidades: criar a própria estrutura, a partir de vasos ou outros materiais – como madeira, canos, garrafas PET, entre outros -, ou utilizar um módulo pronto feito especialmente par aos jardins verticais.

A segunda opção tem sido cada vez mais requisitada, já que é muito mais prática de instalar, por meio de peças que se encaixam umas nas outras, e, ainda, apresenta um grande potencial ornamental.

Entre os produtos que estão tendo grande aceitação no mercado está o PlastWall, da PlastPrime. Ele conta com duas opções de tamanho: uma de 6 litros, para o plantio de hortaliças e outras plantas menores, e uma de 12 litros para espécies com raízes mais robustas.

Ambas têm proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de microrganismos em suas plantas, e são desenvolvidas em material forte e resistente, dando a sustentação necessária para seu jardim vertical. Outra facilidade é que ele não exige manutenção e possui compatibilidade com sistema de irrigação e drenagem, o que torna a rotina de rega muito mais prática e eficiente.

3. Escolha as plantas para compor seu jardim vertical

Plantas que demandem poucos cuidados e tenham raízes menores estão entre as melhores escolhas para quem está iniciando no universo da jardinagem. É importante também sempre se informar previamente sobre as especificidades para plantio e cultivo de cada plantinha de seu jardim.

A partir disso, entre as boas possibilidades de plantas para seu novo jardim vertical, estão:

4. Adote uma rotina de cuidados

Agora é momento de cuidar para que seu jardim vertical em casa floresça, se fortifique e embeleze o ambiente. Alguns cuidados são importantes nesse processo, tais como:

5. Aproveite seu jardim vertical!

Lembre-se de usufruir dos benefícios de ter esse espacinho verde em seu lar. Se optou por plantar hortaliças ou temperos no jardim vertical, delicie-se com essas iguarias orgânicas e livres de agrotóxicos.

Se está cultivando plantas, colha algumas espécies para colorir e perfumar sua casa. Convide sua família para contemplar e cuidar conjuntamente desse espaço, criando bons momentos de relaxamento e convivência. 

Viu só? É muito prático e prazeroso ter um jardim vertical em casa! Seja em um espacinho que estava sobrando ou em uma composição maior de ambiente, o seu jardim vertical ajudará a trazer mais personalidade à sua decoração, contato com a natureza e conforto ambiental para seu lar – só benefícios!

E então, pronta para iniciar seu jardim vertical em casa? Então, confira as soluções que a PlastPrime desenvolveu com muito carinho para facilitar esse projeto, acesse nossa loja virtual e saiba mais sobre nossos produtos para jardim vertical!

Sair da versão mobile