Plastprime

Texturas na decoração: como deixar seu ambiente diferente

Há uma tendência que vem ganhando espaço na arquitetura de interiores e que chama atenção pela sua beleza e sofisticação: a utilização de texturas na decoração. Essa aposta não vem de hoje, é um clássico que foi se reinventando e que traz ainda mais personalidade aos ambientes. Com diversas possibilidades de aplicação, elas podem estar presentes em qualquer espaço, adequando propostas e trazendo ainda mais aconchego ao seu lar. Que tal ousar utilizando texturas na decoração? Veja, a seguir, um pouco mais sobre essa alternativa e inspire-se com as referências!

O que são as texturas na decoração?

texturas em sala

As texturas na decoração são uma tendência de fácil aplicação nos ambientes. Elas podem ser usadas nas paredes, nos estofados de sofás ou cadeiras, em almofadas, nos tapetes, em vasos e até em pisos. Basta usar um pouco de criatividade para transformar os espaços de acordo com a sua personalidade. Elas trabalham uma proposta de aconchego, transmitindo sentimentos e a sensação de bem-estar. São irreverentes e ousadas, uma vez que misturam estruturas com padrões diferentes nos objetos. As superfícies podem ser estampadas, com ranhuras, ondulações, formatos irregulares, pelúcias, padrão rústico, entre outras.

Como usá-las?

A primeira coisa que deve ser pensada é qual a proposta que se deseja criar no ambiente. Você quer algo que traga mais serenidade ao espaço? Quer trazer energia? Ou a busca é pela elegância? Ainda, deve considerar qual cômodo vai ser decorado: afinal, o que serve para o quarto do seu bebê não é o que se adequa à sala de estar! A partir daí, você pode pensar em estratégias para as melhores combinações. As texturas na decoração são bastante utilizadas, por exemplo, em ambientes que misturam o novo com o velho na ornamentação de interiores.

Texturas na decoração: quais são as tendências?

Sejam qual forem as texturas, seu papel é provocar um impacto positivo na decoração – elas são ponto de atenção nos espaços, devendo ser percebidas desde à primeira vista. Confira as maiores tendências para usar texturas na decoração de ambientes!

Contrastes

As texturas são imponentes e muito utilizadas para contrastar elementos. Uma ideia que está em alta é fazer uma composição forte, utilizando uma textura mais grotesca e marcante misturada a elementos claros e minimalistas. Por exemplo: uma parede bem estruturada e colorida com móveis brancos e retos à frente. Ou, então, um sofá de cor neutra com almofadas de tecido de cor quente e com ranhuras.

Papel de parede

A aplicação de texturas na decoração de paredes é o que há de mais sofisticado! Por isso, utilizá-las como papel de parede traz ao ambiente uma proposta diferente e bem marcante. Elas produzem um efeito visual muito bacana e colocam seu espaço em evidência. O melhor de tudo é que ainda é possível brincar com cores e estampas, então, essa tendência dialoga com todos os gostos!

Mix de texturas

Ainda que as texturas sejam muito utilizadas como ponto de destaque nos ambientes, é possível criar uma proposta diferenciada – fazendo um mix de várias delas. Essa é uma opção arrojada e que representa ainda mais personalidade. Quem sabe misturar um sofá de uma textura com almofadas e tapetes de outra? Claro que esses objetos devem conversar entre si, para não causarem um efeito cansativo no olhar. Mas, acredite: quebrar padrões pode ser bem divertido e proporcionar resultados surpreendentes!

Elementos naturais

A aplicação de elementos naturais como texturas também vem sendo percebida como uma ideia inteligente na decoração de ambientes. Elementos, como madeira, cimento, folhagens e outros materiais de origem reciclável podem ser os protagonistas na construção do ambiente. Suas texturas próprias trazem originalidade, significado e ainda mais aconchego ao espaço. Por isso, essa uma opção que pode ser bem aproveitada na sua decoração!

E então, o que você achou dessas ideias de texturas na decoração? Agora, é só planejar o ambiente e caprichar na criatividade! Compartilhe suas ideias e suas experiências nos comentários. Até a próxima!

Sair da versão mobile