Plastprime

Como tratar os resíduos de obra?

A construção civil é a atividade que mais gera resíduos, tanto no Brasil quanto em outros países. Reformas geram, em média, 684 kg de entulhos por m² de obra, enquanto construções novas geram 97,75 kg/m² de resíduos. Os responsáveis por empreendimentos de construção ou reforma devem ter como objetivo, sempre que possível, evitar a geração de detritos de obra, e, quando não for possível, deve-se focar na redução, reutilização e reciclagem destes. O CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente – é o órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável por regulamentar a destinação final de resíduos de obra da construção civil. A resolução nº 307 de 2002 (alterada pelas resoluções 348/2004, 431/2011, 448/2012 e 469/2015)  classifica os resíduos de obra em quatro categorias:

O que fazer com resíduos de obra?

Planejamento para não ter resíduos

A destinação dos entulhos é de responsabilidade de quem os gerou, e não pode ser atribuída a empresas de transporte e entulhos. Os resíduos de obra devem ter um destino final ambientalmente adequado, não podendo ser dispostos em aterros de resíduos sólidos urbanos, encostas, corpos d’água ou terrenos baldios. Ainda de acordo com a resolução do CONAMA, os resíduos de obra de construção civil devem ter o seguinte destino após triagem:

Reciclagem de detritos de Construção

Os resíduos de classe A devem ser recolhidos por uma empresa competente e destinados à reciclagem. A reciclagem para obtenção de granulado reciclado é um processo relativamente simples, e consiste nas seguintes etapas:

Além de sustentável, o agregado reciclado é bastante competitivo no mercado de construção civil, já que seu custo é menor do que a matéria-prima natural. Seus custos de frete, normalmente, também são menores, já que as usinas de reciclagem estão mais próximas dos centros consumidores do que pedreiras ou portos de areia. A logística reversa também favorece essas usinas, que podem tanto receber entulho quanto vender agregado reciclado para a mesma obra.

Redução de resíduos

Além de dar um destino próprio aos detritos de obra, centrando esforços na reutilização e reciclagem, é ainda mais importante que os responsáveis foquem em ações que reduzam a quantidade de entulhos gerados em construções e reformas. Com os produtos da linha de Pisos e Engenharia, da PlastPrime, é possível fazer escolhas que garantam a sustentabilidade da obra. Alguns desses produtos, como o Paver Plástico e o Deck Modular Plástico, são fabricados a partir da reciclagem de embalagens longa vida, garantindo que esses materiais sejam inseridos novamente no ciclo produtivo. Além disso, os pisos produzidos pela PlastPrime, como o Piso Modular Esportivo, reduzem consideravelmente a quantidade de entulhos gerados na obra, tornando o seu empreendimento mais sustentável.

E você, como trata os seus resíduos de obra? Quais ações toma na redução, reutilização e reciclagem de resíduos? Conte pra gente nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile