Plastprime

10 tipos de chá e seus benefícios

As propriedades encontradas nos mais diversos tipos de chá podem ser muito benéficas para a manutenção da saúde e do bem-estar, e é por isso que o consumo dessas especiarias pode ser uma prática inteligente de ser adotada no dia a dia.

Mas você conhece as principais ações dessas ervas? E como elas podem auxiliar em seus cuidados de rotina? Confira neste artigo 10 tipos de chás e seus benefícios para o organismo.

1. Chá de camomila

Chá de camomila

Essa é uma das opções mais tradicionais. A camomila tem efeito calmante e auxilia no controle da ansiedade.

Por isso, é uma ótima alternativa para quem tem insônia e outros distúrbios do sono. A camomila também apresenta resultados significativos no tratamento da enxaqueca e de cólicas menstruais.

2. Chá de erva doce

A erva doce é relaxante e uma excelente alternativa no combate à má digestão, atuando no controle de gases e cólicas. Ela é rica em nutrientes e atua também na manutenção da saúde do sistema respiratório.

3. Chá de erva cidreira

Aliado número um do processo de digestão, o chá de erva cidreira tem ação importante para o controle de inchaço e desconforto abdominal.

É também muito utilizado para alívio de dores de cabeça e para melhorar a qualidade do sono – já que tem propriedades tranquilizantes.

4. Chá verde

Essa opção é especialmente conhecida pela sua ação termogênica, que acelera o metabolismo e elimina toxinas do organismo. Muito indicado para quem busca o emagrecimento, auxilia no processo de queima de gorduras.

Apresenta propriedades estimulantes que atuam no processo de redução do colesterol, além de ter forte ação preventiva para doenças como o câncer.

5. Chá de hibisco

O hibisco é rico em antioxidantes, sendo altamente diurético e auxiliando no tratamento da obesidade. É, ainda, considerado anti-inflamatório, podendo proteger as funções do fígado e baixar a pressão arterial.

6. Chá de alecrim

O alecrim é composto de propriedades importantes de atuação anti-inflamatória, antifúngica e antiespasmódica. É aliado no controle de doenças do fígado e do sistema respiratório. É também uma excelente opção para o combate ao estresse.

7. Chá de hortelã

A hortelã, além de ter aroma e sabor muito agradáveis, é uma excelente alternativa para manter o sistema digestivo funcionando adequadamente.

Ainda, tem propriedades que auxiliam no desenvolvimento da memória – no longo prazo, especialmente.

8. Chá-mate

O chá-mate é um potente composto no combate a doenças cardiovasculares. Essa característica se deve especialmente à capacidade que essa especiaria tem de reduzir os níveis de colesterol.

Introduzindo essa bebida na rotina de alimentação, fica mais fácil também garantir o controle de açúcar no sangue – inibindo doenças como diabetes.

9. Chá de limão

Essa opção deve ser presença constante na rotina de quem quer estar com a imunidade sempre alta. Ela é rica em vitamina C, trazendo mais energia e resistência ao organismo.

Além disso, ajuda no processo de digestão do organismo e de eliminação de toxinas.

10. Chá-preto

Ainda que esse chá receba críticas, é preciso considerar sua importante ação no controle de doenças do coração. Isso porque ele ajuda no controle da pressão, reduzindo riscos de infarto. O chá-preto ainda pode ser um grande aliado para quem está na busca pelo emagrecimento, já que acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras.

As propriedades dos chás são mesmo muito importantes e podem fazer diferença na saúde do organismo. Agora que você já conhece as ações específicas de cada um, basta escolher as melhores combinações para a promoção do seu bem-estar.

Você já conhecia os benefícios trazidos pelo consumo de chás? Que tal incluir essas especiarias em sua hortinha caseira? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile