Plastprime

Viagem à vista? Saiba como deixar as suas plantas em casa

Quem tem plantas em casa e vai viajar logo se preocupa em como as deixará sem rega e outros cuidados durante o período fora. Mas não é necessário adiar planos por conta disso: alguns truques podem manter as plantas bem e inteiras até a sua volta. Selecionamos três medidas que irão te ajudar quando fizer viagens curtas ou médias, de até 15 dias. Confira:

1 – Luminosidade

Plantas em casa

No geral, o melhor é manter as plantas em seu ambiente original. Se não for possível, as afaste um pouco, de preferência, alguns dias antes, para que se acostumem. Dessa forma, elas passam por uma pequena adaptação para realizarem as suas trocas de nutrientes. Por exemplo: uma planta que gosta do contato direto com o sol pode ser mantida em um local bem iluminado, mas sem, necessariamente, ter sol direto.

2 – Adubagem

Se você estiver adubando constantemente alguma de suas plantas, também interrompa o processo, de preferência dias antes da viagem. Dessa forma, a planta crescerá de forma menos acelerada e, por consequência, precisará de menos líquidos para o funcionamento do seu metabolismo.

3 – Rega

Há algumas opções: se tem poucos vasos, encha a cuba da pia da cozinha de maneira que os cubra mais ou menos até a metade. Aos poucos, as plantas vão “sugando” a água que necessitarem. Outra medida é fazer um forro de pedrinhas cobertos com uma camada de água e depositar os vasos por cima, além da opção de gotejadores com timer programável (encontrados em lojas especializadas).

Alguns vasos – como os empilháveis da Plastprime, contam com um reservatório de água. Os nossos comportam até 200 ml. Uma forma caseira de fazer o mesmo é pegar uma garrafa pet, tampar e abrir um furo no centro da tampa e encaixá-la em um pequeno buraco no solo da planta. Assim, a água escorrerá de forma lenta e contínua. 

Antes de sair de casa, regue as plantas normalmente, mas jamais as deixe encharcadas: o excesso de água pode acabar matando a planta. Fonte: Teia Orgânica

Sair da versão mobile