Plastprime

4 investimentos na segurança de uma academia

O mercado de academias de ginástica segue se expandindo no país, e o investimento na segurança de uma academia é necessário para atender à requisitos legais, fidelizar clientes e satisfazer esse público cada vez mais exigente. O Brasil possui o segundo maior mercado fitness do mundo e apesar de todas as instabilidades vividas pela economia do país nos últimos anos, este mercado tem se mostrado resiliente. Atualmente, estima-se que o mercado fitness movimente cerca de 2% do PIB do país.

Esse cenário de crescimento traz consumidores cada vez mais rigorosos com o ambiente das academias que frequentam. Serviços de qualidade, profissionais bem treinados, uso de recursos tecnológicos aliados ao esporte são algumas das exigências mais comuns dos frequentadores de espaços fitness. Nesse contexto, o investimento na segurança de uma academia é fundamental para atender às exigências desse público cada vez mais rigoroso. Por isso, selecionamos 4 investimentos que devem ser feitos pela segurança de uma academia:

1 – Manutenção preventiva de equipamentos

O uso constante dos equipamentos da academia leva ao seu desgaste. Investir em manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança de uma academia, atestando que estes funcionem conforme o esperado e não ofereçam riscos aos usuários. O recomendado é estabelecer uma rotina mensal de manutenção preventiva que deve incluir limpeza, lubrificação e ajuste de parafusos dos equipamentos. Além de assegurar a segurança de uma academia, a manutenção preventiva é uma boa estratégia para prolongar a vida útil dos equipamentos.

Ademais da segurança, a boa condição dos equipamentos pode ser o diferencial para diminuir a rotatividade de alunos no estabelecimento. Uma pesquisa feita Associação Brasileira de Academias de Ginástica mostrou que 60% dos alunos deixam de ir a academia 45 dias depois de se matricularem e apenas 49% continuam na mesma academia por mais de um ano. Entre os critérios que fazem um aluno permanecer na mesma academia por um longo tempo, destaca-se a boa condição dos aparelhos de ginástica e rápida reposição de peças danificadas.

2 – Limpeza frequente para garantir a segurança de uma academia

Academias são espaços com grande circulação de pessoas, onde o suor e a umidade fazem com que a proliferação de bactérias aconteça rapidamente. É importante que esta tenha uma equipe de limpeza dedicada a manter o local limpo, seguro e agradável para garantir a segurança de uma academia. O ideal é montar um cronograma de limpeza, já que algumas áreas precisam de mais atenção que outras. As salas destinadas a aulas em grupo devem ser limpas em todos os intervalos de aulas. Os vestiários e banheiros são também áreas delicadas que devem ser limpas pelo menos duas vezes ao dia.

3 – Treinamento de primeiros socorros aos colaboradores

Acidentes como paradas cardiorrespiratórias, desmaios, convulsões, traumas, luxações e entorses são mais frequentes do que se imagina em academias. É essencial ter colaboradores treinados a prestar primeiro socorros em situações de emergência para garantir a segurança de uma academia. Além de oferecer capacitação para que os colaboradores estejam aptos a prestar apoio em situações emergenciais, a academia deve ter um kit de primeiro socorros contendo prancha, cilindro de oxigênio com manômetro, desfibrilador e materiais para curativos e imobilizações.

Mais do que garantir a segurança de uma academia, ter o kit de primeiro socorros e profissionais capacitados a utilizá-lo pode ser também uma obrigação legal. Muitos estados e municípios no Brasil possuem leis que obrigam academias a ter os recursos básicos para prestar primeiros socorros a seus alunos.

4 – Higiene dos vestiários

Os vestiários de academias são as áreas mais sensíveis em termos de higiene e segurança. A umidade, circulação de toalhas e materiais sujos, bem como a grande circulação de pessoas faz com que a higiene destes ambientes seja um ponto de atenção para manter a segurança de academias. Além da atenção com a limpeza, que já mencionamos anteriormente, a escolha de materiais adequados para este tipo de ambiente é essencial para garantir a segurança de uma academia.

Ao revestir o chão de vestiários, é preciso escolher um revestimento antiderrapante, resistente, fácil de limpar e que ofereça resistências à proliferação de fungos e bactérias. O Estrado Plástico Modular da PlastPrime é o revestimento adequado para revestir o chão de banheiros e vestiários de modo a garantir a segurança de uma academia, sendo um produto de fácil instalação que atende a todos estes requisitos.

E então, gostou das nossas dicas de investimentos para a segurança de uma academia? Conte para a gente nos comentários e até a próxima.

Sair da versão mobile