Plastprime

6 Estilos de jardins para você se inspirar!

O jardim ideal existe? Será que ele está no pedaço de terra no fundo de casa? Será que está nas mãos de quem planta e de quem entende as plantas? Ou será que é uma mistura de respeito, força de vontade, paciência, trabalho e contemplação? Existe estilos de jardim? Seja qual for a melhor resposta, há um caminho que leva a todas: um jardim é a unanimidade do verde perto de nós.

Nada melhor do que encontrar inspirações que tracem essa rota, e que ajudem a tornar possível o sonho do “jardim de revista”. Isso pode acontecer em um espaço grande, apertado, aberto, fechado ou até mesmo curvo. Seja qual for a sua realidade, é possível encontrar o estilo para você se inspirar.

Os estilos de jardim vão partir de alguns aspectos importantes

Ter em mente que um jardim é muito mais do que um pedaço de terra ou uma composição de vasos é essencial. Isso trará a liberdade necessária para criar a partir do que se tem, procurando pelo ideal almejado através do verde em sua casa.

Para te ajudar com suas escolhas, preparamos 6 estilos de jardins para você se inspirar e ter boas ideias.

Estilo de jardim classico.

1. Jardim clássico: vasos, terra e plantas livres, leves e soltas

Há quem prefira seguir pelo caminho irregular, e está tudo bem. Prepare uma boa porção de terra, cuide para que o espaço seja dedicado somente ao jardim e plante. Cuide para que as plantas cresçam com saúde, e faça isso com regas frequentes, sempre respeitando a origem de cada uma. Essa ideia te parece comum? E é.

O jardim clássico, ou tradicional, é aquele preparado com um pouco de cada coisa: uma goiabeira aqui, uma costela-de-adão ali. Com todas as origens, muitos dizem que não existe harmonia, mas um jardim bem cuidado é bonito de qualquer jeito, e o importante é respeitar o lado de quem faz e o lado de quem está na terra. Se isso estiver em dia, nada justifica se preocupar.

2. Estilo de jardins contemporâneos com elementos minimalistas

O segundo caso vai no contrassenso do primeiro. Com jasmim-manga e serpentina, os jardins contemporâneos são compostos por grandes camadas de gramado, algumas plantas e muito minimalismo, se é que isso é possível. Mas a grande questão, neste caso, é deixar tudo simétrico, aparado e muito bem conservado em todas as estações. Para isso acontecer, muitas pessoas contratam especialistas, que saibam como manter as plantas justas sem danificá-las.

3. O jeito tropical nunca sai de moda e você pode comprovar

O jardim tropical, é um dos estilos de jadim que carrega consigo algumas características: é exuberante, repleto de frutíferas e resiste bem aos tempos mais quentes. Isso significa que ele traz todas as motivações para você compor folhagens imensas em espaços que, mesmo que não sejam grandes, serão ocupados pela personalidade deste tipo de jardim.

4. Jardim oriental e a simetria e intensidade de suas cores

O jardim oriental é perfeitamente composto pela mistura de alguns elementos, como fontes, madeiras e plantas de exuberantes tons verdes.

Se você prefere manter a harmonia em cores e formatos, e gosta da água corrente em lagos ou pequeninas fontes, o jardim oriental é uma boa pedida, principalmente por suas belas magnólias, cerejeiras, azaleias e pinheiro-buda. 

5. O estilo de jardim inglês quebra a simetria e, ao mesmo tempo, traz delicadeza

Por sua vez, o jardim inglês traz a personalidade das casas de campo que remetem ao século XVIII, quando havia espaço para romper a simetria e, portanto, aproveitar a delicadeza das próprias plantas para evidenciar o tom aconchegante. Lavanda, jasmim, margarida, pinheiros e arbustos de tons fortes são alguns dos exemplares.

Decidir por qual é a melhor opção é difícil, mas, seja qual for ela vai te trazer muitos benefícios.

6. A moda que pegou no isolamento social: jardim vertical

Este exemplo não depende de muito espaço, e sim de uma parede que tenha acesso à luz solar e possa ter encaixada uma base de sustentação para os vasos. A partir disso, é livre para todos os gostos: plantas que caem umas sobre as outras, ervas e temperos ou flores.

Ou seja, tudo vai depender de qual é o seu estilo, o tamanho do espaço disponível, e como quer integrar seu jardim ao restante do local, seja sua própria casa ou escritório. O importante é manter o foco e o bom gosto alinhados, pois eles devem ser direcionadores que determinam muito o caminho. O resultado costuma impressionar.

Sair da versão mobile