Plastprime

O que considerar ao orçar a instalação de quadra esportiva?

A instalação de quadra esportiva em condomínios, clubes e escolas é uma forma de valorizar o local ao criar um espaço para o entretenimento de seus frequentadores, sejam eles crianças, adultos, amadores ou profissionais. Ao construir ou reformar uma quadra esportiva, a maioria das pessoas fica em dúvida na hora de realizar o orçamento diante de tantas opções de revestimento e diferentes empresas que prestam serviços distintos. Pensando em te ajudar no orçamento de uma instalação de quadra, apresentamos, a seguir, algumas dicas do que deve ser considerado. Continue a leitura:

Durabilidade dos materiais

Revestimentos, traves, cestas, redes e bancos são os materiais que mais demandam atenção e cuja durabilidade deve ser considerada ao realizar o orçamento de instalação de quadra. É preciso buscar materiais duráveis e de procedência conhecida, que são de fundamental importância para a instalação de quadra de boa qualidade e que não gere problemas no futuro.

Necessidade de manutenção

Não basta ter orçamento apenas para a instalação de quadra, em termos financeiros é preciso pensar nos custos de manutenção que ela trará a longo prazo. Ademais, não só o custo deve ser avaliado, mas a especificidade da mão de obra de instalação de quadra para realiza-lo. Isso porque quando a mão de obra é muito específica, a agenda desses profissionais costuma ser concorrida e a quadra pode ficar mais tempo do que o previsto sem manutenção. Quando a quadra não tem a manutenção adequada, o condomínio ou clube inclusive pode ser responsabilizado por um acidente caso ele aconteça em decorrência da falta de manutenção. Alguns tipos de revestimento, como o de madeira são muito bonitos mais exigem bastante manutenção que costuma ser bastante custosa. Já outras soluções como o Piso Modular Esportivo da PlastPrime têm manutenção praticamente zero. Quando uma placa é danificada, basta substituir por uma nova através do sistema de desencaixe e encaixe: não é preciso mão de obra especializada.

Geração de entulhos na instalação de quadra

A maioria das pessoas tem pavor de obras devido à bagunça que estas trazem a qualquer ambiente. Entulhos, materiais acumulados nos cantos, sujeira e poeira são alguns dos fatores que contribuem com isso. Por isso, ao orçar uma instalação de quadra, é interessante considerar o quanto de entulho a instalação de revestimentos e outros itens irá trazer. Inclusive porque o responsável pela obra é responsável pela alocação de uma caçamba própria para entulhos, conhecidas como “papa entulho” e pode ser responsabilizado caso os dejetos não tenham a destinação correta. Novamente, a solução modular para quadras esportivas da PlastPrime se destaca nesse aspecto por ter uma instalação zero entulhos e sem sujeira.

Saúde dos frequentadores da quadra

Ao orçar uma instalação de quadra, o impacto na saúde de seus frequentadores deve ser avaliado. Muitas pessoas desconhecem esse fato, mas pisos esportivos de alta performance ajudam a reduzir a chance de lesões em atletas. Lesões como entorses, tendinites e inflamações em geral são causadas pela falta de preparo, relapso na hora do alongamento antes da atividade e até pela falta de orientação profissional na prática esportiva. Pisos muito duros também contribuem com a chance de lesões por absorverem apenas uma pequena parte do impacto, o que pode ser extremamente prejudicial para atletas profissionais e amadores. O problema é ainda mais grave com crianças, já que o alto impacto pode prejudicar até mesmo seu crescimento. Ao realizar um orçamento para instalação de quadra, é fundamental avaliar a flexibilidade e absorção de impacto do revestimento que será utilizado. Pisos muito duros como o cimento não são recomendados nesse aspecto por serem prejudiciais às articulações do corpo. Entre as opções de pisos flexíveis e alta performance, destacamos novamente o Piso Modular Esportivo da PlastPrime que é feito de polipropileno – um material de baixo impacto e ao mesmo tempo resistente às ações externas do ambiente.

Conheça a experiência de outros clientes

Se você está inseguro em relação ao orçamento de instalação de quadra ou não consegue se decidir entre os tipos de revestimento, a sugestão de conhecer a experiência de outros clientes é válida. Peça para o vendedor indicar outros clientes que tenham usado a sua solução para que você possa entrar em contato e eventualmente até mesmo visitar uma quadra esportiva instalada e em uso. E então, gostou das nossas dicas para orçar a instalação de quadra? Se você ficou com alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários e até a próxima.

Sair da versão mobile