Plastprime

Condomínios: Como valorizar áreas comuns?

Valorizar áreas comuns dos condomínios, fazendo com que os moradores, de fato, usufruam desses espaços e, assim, valorizem as realizações da administração do condomínio é uma tarefa árdua, e que, muitas vezes, cabe ao síndico.

A boa notícia é que existem várias formas de valorizar áreas comuns e, pensando nisso, trazemos uma listagem de pequenos investimentos em infraestrutura que vão ajudar a tornar esses espaços mais atrativos e funcionais. Continue a leitura!

Área de Piscina mais agradável

área comum de condomínios com piscina

A instalação de decks no entorno de piscina é uma tendência de inspiração náutica cada vez mais presente em projetos de paisagismo. Além de valorizar áreas comuns, o deck em volta da piscina torna o espaço mais agradável, aconchegante e convidativo. 

Ao instalar um deck, é preciso tomar alguns cuidados na escolha dos materiais por se tratar de uma área molhada. A opção mais tradicional é a madeira, alternativa que garante conforto térmico, mas que necessita alguns cuidados na manutenção para que não solte farpas, crie cupins ou empene.

Hoje já existem outras opções mais baratas e viáveis em termos de manutenção, como é o caso do deck reciclado. Além de ser uma opção mais sustentável, o custo de manutenção é praticamente zero nesse caso.

Quadras esportivas funcionais

Quadras esportivas são um grande atrativo em condomínios. Frequentada por crianças e adultos, esse é um espaço de lazer e interação entre os condôminos. Por isso, manter a quadra esportiva com uma boa manutenção ou até mesmo promover sua revitalização é uma forma bastante interessante de valorizar áreas comuns em condomínios.

Uma opção para revitalizar quadras esportivas é substituir o revestimento desta pelo piso modular esportivo. Trata-se de um piso funcional de baixa absorção de impacto, um fator importante em quadras que têm crianças e adolescentes como frequentadores – isso porque praticar esportes em pisos muito duros pode trazer prejuízos até mesmo ao crescimento.

O piso modular esportivo valoriza áreas comuns, como quadras, e reduz os custos com manutenção desse tipo de local no futuro, já que esta opção de piso, praticamente, não tem custo de manutenção.

Jardins verticais 

O Jardim Vertical é uma opção de paisagismo que pode ser aplicada mesmo em pequenas metragens. Além de valorizar áreas comuns do condomínio, também faz com que estas se tornem mais agradáveis.

O jardim torna o espaço mais bonito e com uma proposta paisagística moderna, e também ajuda a trazer conforto térmico para áreas externas através das plantas. Isso porque elas aumentam a umidade do ambiente, formando um microclima mais agradável no entorno do jardim. Uma boa opção para valorizar áreas comuns de condomínios como áreas de descanso. Ficou curioso? Saiba como criar um paisagismo com jardim vertical.

Parquinhos e playgrounds seguros em condomínios

Parquinhos e playgrounds são unanimidade entre as crianças menores, que podem passar horas do dia se divertindo e interagindo nos brinquedos. Por isso, se o condomínio tiver famílias com filhos pequenos, investir na infraestrutura de parquinhos é uma excelente pedida para valorizar áreas comuns.

É importante saber o que não pode faltar em playgrounds: além de contar com brinquedos que permitam que as crianças se divirtam tanto em grupo quanto sozinhas, o parquinho também deve ter um revestimento que traga segurança para os pequenos. O Revestimento Modular Plástico da PlastPrime garante uma proteção a mais para as crianças em caso de tombos e escorregões no parquinho.

Investimentos para valorizar áreas comuns em condomínios

Não é necessário investir muito ou esgotar o fundo de reserva do condomínio para tornar as áreas comuns mais interessantes e atrativas. Pequenas ideias, soluções funcionais e práticas podem transformar esses espaços, fazendo com que os moradores os frequentem mais e valorizem o trabalho da administração. 

A PlastPrime traz diversas soluções em sua área de Pisos&Engenharia e Casa&Jardim, que ajudam síndicos e administradores a valorizarem áreas comuns do condomínio, as tornando mais atrativas e funcionais.

E então, gostou das nossas dicas para valorizar áreas comuns de condomínios? Se você ficou com alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários!

Sair da versão mobile